Após ser ‘obrigada’ a abrir sua loja de aplicativos para streamings de jogos de rivais, devido à chegada da Lei dos Mercados Digitais (DMA), o iPhone finalmente receberá sua primeira plataforma oficial de games. De acordo com informações do Cult of Mac, o Antstream Arcade desembarcará na App Store em 27 de junho, disponibilizando mais de 1.300 jogos retrô de consoles como Atari, Commodore 64, DOS, arcade e PS1. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • A chegada do aplicativo ocorre após a Lei dos Mercados Digitais (DMA) da Europa obrigar a Apple a flexibilizar as regras da App Store, tornando a loja mais igualitária entre rivais maiores e menores; 
  • A lei foi criada para aumentar a concorrência e evitar as práticas hostis ao consumidor, muito comuns entre big techs. Os regulamentos do DMA entraram em vigor em 2023; 
  • O Antstream Arcade será disponibilizado por um plano mensal de US$ 4 ou anual de US$ 30 — informações sobre a disponibilidade em outros mercados, como Brasil, não foi mencionada. 

Leia mais! 

Vale lembra que a novidade já era esperada, visto que no início deste ano a Apple disse que começaria a permitir que os desenvolvedores enviassem aplicativos únicos que transmitissem bibliotecas inteiras de jogos, algo a que ela havia resistido anteriormente — após conflitos com empresas como Epic Games e Microsoft. 

publicidade

Epic Games vs. Apple 

A Epic Games processou a Apple, em março deste ano, sob a acusação de a empresa dificultar o acesso dos rivais a sua loja de apps, a App Store. O conflito, na verdade, se arrasta desde 2020, quando a empresa acusou a big tech de exigir comissões de até 30% dos desenvolvedores pelas compras de apps, taxa considerada abusiva e que violava a lei antitruste. 

publicidade

Mais tarde, este ano, a Meta, Microsoft, X e Match se uniram ao processo. Entenda com detalhes aqui

Em notícia mais recente sobre o caso, a Apple pediu ao tribunal que rejeitasse o caso da Epic, acusando a rival de “tentar gerenciar as operações comerciais da Apple de uma forma que aumentaria a lucratividade da Epic”. A desenvolvedora quer lançar sua própria plataforma de jogos dentro da App Store.

publicidade

O novo capítulo veio após a dona do Fortnite entrar com moção pedindo a um juiz da Califórnia que considerasse punir a Apple por desrespeito ao que seriam violações de uma liminar de 2021 relacionada às práticas da App Store da empresa. Entenda mais aqui