Gravidade sem massa é uma ideia que desafia as concepções tradicionais sobre como o Universo funciona. Enquanto as teorias clássicas de Isaac Newton e a relatividade geral de Albert Einstein vinculam a gravidade à presença de matéria, um estudo recente propõe uma abordagem radicalmente diferente, sugerindo que ela pode existir independentemente da massa.

A matéria escura tem sido uma peça fundamental nas teorias astronômicas modernas, sendo postulada para explicar diversos fenômenos observados no cosmos, como a rotação das galáxias e a curvatura da luz. No entanto, sua natureza permanece elusiva, uma vez que não foi diretamente observada.

Conceito artístico de espaço-tempo ou Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Crédito: Design Cells – iStock Photo

A proposta de Richard Lieu, astrofísico da Universidade do Alabama em Huntsville, nos EUA, introduz uma perspectiva inovadora ao sugerir que a gravidade pode ser gerada por “defeitos topológicos” no espaço-tempo, em vez da presença de matéria.

Lieu baseou sua pesquisa em uma versão simplificada das equações de campo de Einstein, buscando uma explicação alternativa para a gravidade. Ele propõe a existência de regiões no espaço com alta densidade de matéria, onde camadas de “defeitos topológicos” podem surgir. Essas camadas assemelham-se a conchas concêntricas, com uma camada externa de massa negativa anulando uma interna de massa positiva, resultando em uma massa total nula.

Ideia de gravidade sem massa abre novas perspectivas na compreensão do Universo

Em um comunicado, Lieu argumenta que suas conchas de defeitos topológicos podem explicar fenômenos gravitacionais observados, como a atração de corpos celestes, sem a necessidade de matéria escura. Ele enfatiza que sua teoria não busca descartar completamente a matéria escura, mas sim oferecer uma abordagem alternativa que possa ser testada por meio de observações.

Richard Lieu, professor de física e astronomia na Universidade do Alabama em Huntsville (UAH). Crédito: Universidade do Alabama em Huntsville

Uma das implicações mais intrigantes dessa proposta é a ideia de que a gravidade pode existir em locais onde não há massa detectável. Isso desafia a visão tradicional de que a gravidade é uma consequência direta da presença de massa, conforme descrito pela famosa equação de Einstein, E=mc², que relaciona massa e energia.

A proposta de Lieu enfrenta desafios. A comunidade científica enfatiza a necessidade de evidências sólidas e observações precisas para validar ou refutar teorias tão inovadoras. Lieu reconhece a natureza ousada de sua teoria, descrevendo-a como um exercício matemático interessante que oferece uma nova visão sobre a gravidade.

Publicado recentemente no periódico científico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, este estudo representa um avanço significativo na compreensão da gravidade e levanta questões fascinantes sobre a natureza do Universo e as leis que o governam.