Um enorme asteroide “assassino de planetas” fará uma passagem muito próxima da Terra nesta semana, voando com segurança perto do nosso planeta a cerca de 93 mil km/h) Com 2.310 metros, o objeto, tratado pela NASA como “potencialmente perigoso”, é uma das maiores rochas espaciais a cruzar a órbita da Terra em 110 anos.

De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), o asteroide (415029) 2011 UL21 chegará a 6,6 milhões de km da Terra na quinta-feira (27), às 17h14 (pelo horário de Brasília). 

publicidade

Segundo o catálogo digital de objetos espaciais SpaceReference.org, a órbita desse asteroide ocasionalmente o coloca a 1,3 unidades astronômicas (UA) do Sol (o que equivale a cerca de 195 milhões de km), o qual orbita ele uma vez a cada três anos. 

Com base em observações anteriores, a rocha espacial tem algo entre 1,7 e 3,9 km de largura, o que significa que é maior do que 99% dos asteroides próximos à Terra conhecidos.

publicidade
A órbita prevista do asteroide potencialmente perigoso 2011 UL21. Crédito: Gianluca Masi, Projeto Telescópio Virtual

Leia mais:

Esse objeto é provavelmente pelo menos 10 vezes menor do que a maior rocha espacial a atingir a Terra, o asteroide Vredefort, e cerca de cinco vezes menor do que a rocha que dizimou os dinossauros há cerca de 66 milhões de anos. 

publicidade

No entanto, embora qualquer impacto potencial do 2011 UL21 seja menos extremo do que essas colisões históricas, o asteroide ainda tem o potencial de causar danos em escala continental e ejetar detritos suficientes na atmosfera para desencadear mudanças climáticas significativas, razão pela qual é considerado um “assassino de planetas”.

Representação artística de um asteroide quilométrico passando “próximo” à Terra. Crédito: Oliver Denker – Shutterstock

Asteroide vai passar 17 vezes mais longe do que a Lua

Como estará dentro do limite estabelecido pela NASA de 7,5 milhões de km, e sendo (bem) maior do que 140 metros, ele é considerado um objeto potencialmente perigoso pela agência – embora sua distância mais próxima seja cerca de 17 vezes mais longe do nosso planeta que a Lua.

publicidade

Em um comunicado, Gianluca Masi, astrofísico e diretor do Projeto Telescópio Virtual (VTP), um serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Ceccano, na Itália,disse que observação deste objeto é interessante porque provavelmente é um dos 10 maiores asteroides a passar a menos de 7,5 milhões de km da Terra desde 1900.

Transmissões ao vivo

Se você quiser acompanhar ao vivo a passagem do asteroide “assassino de planetas” nas proximidades da Terra, o canal oficial do VTP no YouTube vai transmitir uma live (neste link), a partir das 17h.

Observatórios brasileiros também programaram transmissões em tempo real do evento.

Uma dessas transmissões será a partir das 20h, no canal AstroNeos, comandado pelo astrônomo amador Cristóvão Jacques, proprietário e administrador do Observatório SONEAR-Wykrota-CEAMIG, que fica na Serra da Piedade, na cidade de Caeté (MG) – acesse aqui. A outra começa às 21h45 (neste link), com apresentação do professor Geovandro Nobre, do Observatório Astronômico Rei do Universo (OARU), em Manaus (AM).