O mar é uma paisagem tranquilizante para muitos, mas esse pode não ser o caso para alguns cientistas. Titã, a maior lua de Saturno, é o único corpo celeste além da Terra que tem reservatórios gigantescos de líquidos em sua superfície. No entanto, as condições desses grandes “lagos” alienígenas em nosso próprio Sistema Solar intrigam pesquisadores.

Seriam eles calmos, como uma piscina natural? Ou movimentados, com ondas violentas? Um estudo publicado este mês tem a resposta.

Mar, piscina ou lago? Líquido alienígena fica no nosso Sistema Solar

• Titã é a maior lua de Saturno, a apenas alguns planetas de distância de nós no Sistema Solar;
  • Desde que foi descoberta em 1944, pelo matemático e físico Christiaan Huygens, a lua alienígena seguia um mistério, escondida da vista atrás de uma atmosfera espessa;
  • A superfície só foi identificada em 1944, pelo astrônomo Gerard Kuiper, que detectou a presença de metano por lá;
  • Então, no início dos anos 2000, a sonda Cassini foi enviada à órbita de Saturno e revelou mais detalhes sobre Titã, incluindo grandes lagos de metano e etano por lá (segundo o Science Alert, eles rivalizam de tamanho com os Grandes Lagos na América do Norte).

Só que a condição desse lago alienígena no nosso Sistema Solar ainda não era conhecido.

Mar em Titã, lua de Saturno
Ligeia Mare, segundo maior mar de Titã (Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASI/Cornell)

Pesquisadores simularam erosão para desvendar presença de ondas

Cientistas resolveram descobrir quais as condições desse grande lago alienígena na nossa vizinhança. Alguns já haviam indicado que não havia evidências de movimento e eles seriam “lisos como espelhos”. Já outros disseram que havia aspereza no líquido, mas não sabiam se o movimento vinha de ondas.

Uma equipe decidiu resolver o mistério com modelagens detalhadas tentando replicar os efeitos dos movimentos na água no solo. Como a Terra é o único corpo além de Titã com líquidos no Sistema Solar, a modelagem se baseou nela.

Eles aplicaram o conhecimento da erosão água-solo no nosso planeta em Titã em três cenários diferentes: um sem erosão costeira; um com erosão impulsionada por ondas; e um com erosão uniforme, causada gradualmente pelo material costeiro alienígena ou pelo seu próprio peso.

Simulação da erosão em Titã (Imagem: Palermo et al., Sci. Adv., 2024)

Lago alienígena no nosso Sistema Solar pode ter ondas

As simulações revelaram três cenários completamente diferentes entre si. Os que mais se assemelharam ao que foi observado em Titã foi o segundo: uma erosão causada pelo impacto de ondas.

Ou seja, se a modelagem estiver correta, as culpadas pela erosão costeira do lago alienígena foram ondas quebrando na costa.

Claro que, como não estamos por lá, a simulação é uma hipótese, mas é a mais próxima que cientistas chegaram até agora. Segundo os responsáveis pelo estudo, a descoberta dá novas informações sobre erosão sem influência humana e pode ajudar no gerenciamento costeiro na Terra.