Os compradores do Volvo EX30 no Reino Unido estão recebendo reembolsos totais devido a falhas significativas de software, incluindo telas centrais que ficam pretas e sistemas de freio de emergência que ativam aleatoriamente. Mesmo assim, o modelo continua a ser vendido globalmente com forte demanda.

O crossover compacto elétrico EX30 é conhecido por seu design escandinavo e acessibilidade. Inicialmente atrasado nos Estados Unidos devido ao aumento das tarifas sobre importações chinesas, o EX30, atualmente fabricado na China com futura montagem na Bélgica, encontrou grandes falhas de software. Esses problemas levaram alguns compradores no Reino Unido a devolver seus veículos.

Vídeo relacionado

Principais problemas do Volvo EX30

O interior do EX30 depende fortemente de sua tela central sensível ao toque, que controla várias funções, incluindo os faróis e o computador de bordo. Relatórios indicam que esta tela essencial ficou preta em vários veículos no Reino Unido. Problemas adicionais incluem:

  • Botões do volante não responsivos: proprietários relataram que os botões no volante frequentemente não funcionam.
  • Falhas no carregamento: tentativas de carregamento falham devido a problemas relacionados ao carro, não aos carregadores.
  • Freio de emergência errático: o sistema de freio de emergência é ativado aleatoriamente sem motivo.
  • Informações imprecisas: a tela central às vezes mostra estimativas de tempo e autonomia incorretas.
  • Reinicialização de perfis de motorista: perfis de motorista retornam às configurações de fábrica inesperadamente.
  • Falha em auxílios ao motorista: vários recursos de assistência ao motorista apresentam mau funcionamento.
Tela do Volvo EX30 é um dos problemas do veículo. (Imagem: Volvo)

Leia mais:

publicidade

Atrasos anteriores relacionados ao software

Problemas de software têm atormentado o EX30 mesmo antes de seu lançamento. A montadora atrasou entregas no início do ano para resolver falhas de software e emitiu um recall para corrigir um bug que fazia o velocímetro entrar em modo de teste ao ligar o carro. Esse problema foi resolvido através de uma atualização de software over-the-air.

Resposta da Volvo

Um porta-voz da Volvo reconheceu ao Autocar esses problemas, afirmando: “Reconhecemos que isso não é o que eles esperam de seu carro Volvo, e estamos trabalhando para resolver isso o mais rápido possível com o mínimo de inconveniência para nossos clientes.”

publicidade

Apesar desses problemas, a Volvo mantém que o feedback dos clientes tem sido geralmente positivo e enfatiza seu compromisso em apoiar os clientes.

Volvo confirmou problemas de software com o EX30. (Imagem: Volvo)

Vendas e atualizações futuras do Volvo EX30

O EX30 continua disponível no Reino Unido. No entanto, foi temporariamente removido do site da Volvo devido a uma atualização iminente para o modelo do ano de 2025. Globalmente, o EX30 tem sido um sucesso, com cerca de 11.000 unidades vendidas em maio, tornando-o o EV mais vendido da Volvo. O veículo já está disponível no Brasil.