Um novo e emocionante capítulo na história da exploração espacial está prestes a ser escrito. Após diversos atrasos, a missão Polaris Dawn, parte de um programa privado de voos espaciais financiado pelo bilionário Jared Isaacman, finalmente vai decolar.

Nesta terça-feira (3), representantes do projeto revelaram que o lançamento está programado para 31 de julho. Isaacman, que lidera a iniciativa, compartilhou um post da NASA com o anúncio no X (antigo Twitter).

publicidade

Astronautas da Polaris Dawn vão realizar primeira caminhada espacial privada da história

A tripulação da Polaris Dawn tem como objetivo realizar a primeira caminhada espacial privada da história, utilizando trajes espaciais personalizados desenvolvidos pela SpaceX. Eles também vão conduzir uma série de experimentos científicos. 

E tudo isso a cerca de 700 km acima da Terra, tornando-se o voo tripulado de maior altitude desde as missões Apollo, há mais de meio século. Para comparação, a Estação Espacial Internacional (ISS) orbita a aproximadamente 400 km de distância do planeta.

publicidade
A missão Polaris Dawn pretende realizar a primeira caminhada espacial comercial da história. Crédito: Polaris Program/Divulgação

Polaris Dawn é a primeira de três missões do Programa Polaris, todas financiadas e comandadas por Isaacman, fundador e CEO do provedor de pagamentos Shift4. Ele também esteve à frente do lançamento totalmente civil da missão Inspiration4, em setembro de 2021, que arrecadou US$250 milhões para o St. Jude Children’s Research Hospital – apoio que Isaacman pretende continuar dando com as missões Polaris.

Anna Menon (especialista em missão e médica), Scott Poteet (piloto da missão), Sarah Gillis (especialista em missão) e Jared Isaacman (comandante da missão). Crédito: John Kraus/Polaris/Divulgação

Além de Isaacman, a tripulação Polaris Dawn conta com o coronel aposentado da Força Aérea dos EUA Scott “Kidd” Poteet como piloto e Sarah Gillis e Anna Menon, ambas engenheiras de operações da SpaceX, como especialistas da missão.

publicidade

Leia mais:

Originalmente prevista para decolar no fim de 2022, a missão sofreu vários atrasos em razão da complexidade do projeto. O adiamento mais recente, ocorrido em fevereiro deste ano, empurrou o lançamento de abril para o segundo semestre. “O tempo adicional continua a fornecer o período necessário para garantir a conclusão desses objetivos da missão e um lançamento e retorno seguros da cápsula Dragon e da tripulação”, disse uma publicação no perfil oficial do Programa Polaris no X na época.

publicidade

Em uma conversa no Spaces no início de maio, Poteet explicou que os treinamentos também evoluíram ao longo do tempo. “Nós seguimos o que a NASA fez ao longo das gerações no que diz respeito à identificação de ambientes e situações estressantes”, disse ele, ressaltando que parte do treinamento envolve aprender sobre os pontos fortes e as áreas onde os membros da equipe podem precisar de suporte.

A missão Polaris Dawn está prestes a revolucionar a exploração espacial comercial, mesclando inovações tecnológicas com a ousadia de levar a presença humana a maiores distâncias no cosmos.