A nova memória RAM CAMM2 possui formato e especificações diferentes de modelos anteriores. Ela já foi apresentada em vários produtos na Computex 2024, chamando a atenção por conta de suas novidades. 

O que é a memória RAM CAMM2?

A memória RAM CAMM2 é um novo padrão de memória que promete otimizar o desempenho de notebooks para jogos e também das estações de trabalho móveis. Ela tem como características um design mais compacto, maior capacidade, consumo de energia otimizado e grande velocidade.

publicidade

Leia mais:

Características que geram mudanças significativas na computação

memória ram
Reprodução: Possessed Photography/Unsplash

A memória RAM CAMM2 tem o potencial para substituir os módulos LPDDR soldado às placas-mãe. Dessa maneira, será possível fazer upgrades de memória em sistemas que até então não tinham essa opção. 

publicidade

O novo item também possui uma série de modificações que podem aprimorar o desempenho em várias frentes ao invés de apenas acomodar mais chips NAND. Isso porque o novo formato tem uma limitação para essa possibilidade.

Outra mudança importante foi a dos conectores da memória, pois agora a disposição e formato deles não está mais na borda, mas sim na parte de baixo do PCB. Dessa maneira, o encaixe passa a ser na horizontal e plano, com contatos metálicos lisos. 

publicidade

Esse é um grande avanço, pois assim, as memórias ou conector da placa-mãe ficam menos propícios a serem danificados por conta de empenamento após choques, instalação ou pequenas vibrações que acontecem no transporte. 

A memória RAM CAMM2 ainda diminui a distância das trilhas entre as memórias e a CPU. Além disso, ela eleva a superfície de comunicação com os novos conectores. Dessa forma, o acesso fica muito mais rápido e suporta taxas de transferência mais velozes, mesmo sem overclock e sem gerar qualquer coisa que possa afetar a capacidade de upgrades. 

publicidade

Integração entre os canais de memórias

Os sistemas mais modernos utilizam o paralelismo para ganhar eficácia computacional. Então, eles trabalham com canais pares de memória. No entanto, cada canal tem um conector dedicado, com distâncias distintas entre os canais e controladores independentes, afetando os tempos de acesso. 

Na nova memória isso é diferente, pois os canais são integrados no mesmo conector perto da CPU e com apenas um controlador. Dessa forma, os tempos de acesso ficam otimizados.