O androide é um tipo de robô que imita os humanos em aparência e também ações. A princípio, eles foram criados com o objetivo de desempenhar a função de próteses em seres humanos. No entanto, atualmente, eles podem ser utilizados em diferentes tarefas. 

Com o auxílio da inteligência artificial, eles vêm sendo desenvolvidos para realizar interações de forma orgânica, sendo cada vez mais naturais. Para isso, possuem a capacidade de reconhecer o ambiente e também as características das pessoas com quem convivem. Continue a leitura e veja quais são os 5 androides mais famosos do mundo.

publicidade

Leia mais:

Conheça os 5 androides mais famosos do mundo

Atlas

Atlas Boston Dynamics
Imagem: Boston Dynamics / Divulgação

Você já conhece o Spot, cão-robô da Boston Dynamics. Agora, irá conhecer seu “primo”, o robô humanoide Atlas, que salta e dá mortais. Medindo 1,52 metros de altura e pesando 89 quilos, Atlas possui três computadores embarcados e se move a velocidades superiores a 8 km/h. Em 2024, a empresa anunciou que irá substituir o Atlas hidráulico por uma versão elétrica.

publicidade

Sophia

Hanson Robotics/Divulgação

A empresa Hanson Robotics, de Hong Kong, criou a androide Sophia em 2015. Ela consegue reproduzir 62 expressões faciais. Além disso, foi feita para aprender, ter boa adaptação ao comportamento dos seres humanos e ainda conseguir trabalhar com as pessoas. Em 2017, ela recebeu a cidadania da China e se tornou o primeiro robô a conseguir esse feito. 

Mars Rover

Representação artística do rover Curiosity, em Marte. (Imagem: Triff / Shutterstock.com)

Outro robô androide da vida real é o Mars Rover, uma versão desenvolvida pela NASA e lançada ao espaço no dia 30 de julho de 2020 com o intuito de explorar a superfície de Marte e dar maiores informações sobre o planeta. Uma curiosidade é que ele custou US$ 2,2 bilhões para ser projetado. 

publicidade

Robelf

Imagem: Reprodução/YouTube

Criado pela Robelf Technologies, ele é um robô que foi criado para ser o guardião de casas. O funcionamento dele é por meio de sensores de visão, posição e também de voz. Assim, consegue ter um comportamento mais próximo de um ser humano.

Robonaut 2

Robonaut 2, da Nasa
Imagem: NASA / Divulgação

Desenvolvido pela NASA e pela General Motors, o Robonaut 2 foi o primeiro robô humanoide a entrar no espaço em 2011. Ele trabalhou como assistente na Estação Espacial Internacional até 2018, quando voltou para Terra para receber reparos. Apesar da aposentadoria, o Robonaut 2 segue inspirando avanços na robótica, como a Robonaut 5 (também conhecida como Valkyrie) e o RoboGlove e o Aquanaut, da empresa de robótica oceânica Nauticus.