Robô faz casa em dois dias e pode revolucionar construção; veja modelo em ação

Pedreiro mais rápido do mundo? Não, este robô de construção pode levantar casas de até três andares em dias
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 17/07/2024 06h50, atualizada em 17/07/2024 21h16
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O robô Hadrian X, voltado para a construção, pode superar qualquer trabalhador humano e levantar uma casa em dois dias. A máquina é desenvolvida pela empresa de robótica FBR e chegou pela primeira vez aos Estados Unidos esta semana para demonstração. Por lá, a expectativa é que o robô construa dez casas térreas em pouquíssimo tempo, com potencial para revolucionar o setor de construção no país.

O protótipo do dispositivo foi anunciado pela primeira vez em 2015 e apresentado em 2023. Na demonstração, o Hadrian X conseguiu empilhar 500 blocos de alvenaria por hora.

Robô é o pedreiro mais rápido do mundo

O robô viajou da Austrália para os Estados Unidos devido à joint venture entre FBR e CRH Ventures Americas, subsidiária de uma das maiores fornecedoras de blocos de concreto do país.

Robô de construção Hadrian X
Robô de construção desembarcou na Flórida esta semana (Imagem: Divulgação/FBR)

A intenção é que o Hadrian X passe por demonstração em uma instalação localizada em Fort Meyers, na Flórida (EUA). Se ele for bem aceito, o próximo passo será a construção de cinco a dez casas térreas.

Só depois é que as duas companhias entrarão em acordo permanente sobre se a FBR será a fornecedora exclusiva da CRH nos Estados Unidos, algo que pode mudar completamente o setor de construção no país. De acordo com o New Atlas, se isso acontecer, o plano é construir comunidades inteiras com a mão de obra do robô.

Robô de construção Hadrian X construindo casas
Expectativa é que robô construa dez casas durante demonstração (Imagem: Divulgação/FBR)

Leia mais:

Robô agilizará construção (e muito)

  • O Hadrian X é equipado com braço telescópio de 32 metros que entra em ação após ser carregado com paletes que contém, dentro, os blocos;
  • Então, cada bloco é enviado por uma rampa presente na extremidade do braço do robô, onde é manuseado por pinça variável;
  • Graças ao comprimento, o robô pode construir até três andares de uma construção;
  • E, claro, muito mais rápido do que qualquer humano: além dos 500 blocos por hora, o dispositivo pode completar a construção de uma casa térrea de tamanho normal em dois dias ininterruptos.

Veja o modelo em ação:

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: