O processador ou CPU de um dispositivo eletrônico funciona como se fosse o cérebro da máquina, responsável por chefiar diferentes tarefas para que o aparelho trabalhe de forma eficiente como um todo. Quanto mais avançado for a CPU, mais tarefas complexas uma máquina consegue realizar em menos tempo.

Mas como o processador interage com as outras peças dentro de um PC? E como ele auxilia no dia a dia dos usuários? Veja as respostas para essas e outras perguntas a seguir.

publicidade

O que é e para que serve a CPU?

CPU é uma sigla inglesa que, na tradução livre, designa “Unidade Central de Processamento”. Esta peça, que também pode ser conhecida como “processador”, é o cérebro de uma máquina: um chip com milhões ou bilhões de transistores responsáveis por auxiliar no processamento lógico de dados e na execução de tarefas mediante os comandos de um usuário.

Processador AMD Ryzen 9 (Imagem: Tester128/Shutterstock)

De forma mais simplificada, tudo o que você faz no computador pode ser considerado um comando: ligar, desligar, digitar, abrir um app, tocar música, jogar um game, abrir um aplicativo de edição, etc. Cada um desses comandos é enviado para diferentes tipos de peças dentro do PC e, nesse cenário, a CPU vai processar o que você enviou e encontrar a melhor forma de permitir que esta ação aconteça.

publicidade

Leia mais:

Nesse caminho de permitir que as ações sejam executadas, é como se a CPU “contatasse” outras peças para auxiliá-la nesse processo. Por exemplo: assim que a CPU detecta que você quer abrir um jogo pesado e com gráficos complexos, ela processa a informação e tenta executá-la utilizando, também, outras peças, como a memória RAM e a placa de vídeo.

publicidade
monitor desktop área de trabalho
Ilustração de um desktop (Reprodução: Linus Mimietz/Unsplash)

Então, como o grande cérebro que é, o processador recebe os comandos dos usuários e verifica a forma mais lógica e rápida de executá-los, o que inclui a sua comunicação elétrica com as demais peças do PC. Quanto mais moderno for uma CPU, mais rápida e suave será a execução de suas tarefas –– o que, por outro lado, também significa que CPUs mais básicas são mais indicadas para rotinas mais simples.