Um módulo inflável expodiu durante um teste realizado pela NASA. O causo, no entanto, não foi uma surpresa, mas tudo milimetricamente calculado.

Conhecida pelo codinome LIFE (acrônimo para Large Integrated Flexible Environment, ou Grande Ambiente Flexível e Integrado, em tradução livre), a estrutura explodiu durante um teste de estresse, realizado com o propósito de verificar seus níveis de segurança.

publicidade
Módulo inflável LIFE, da empresa Sierra Space, que explodiu em teste feito pela NASA
Módulo inflável LIFE sendo conduzido para a plataforma de testes no Marshall Space flight Center da NASA. Imagem: reprodução/NASA

O módulo é desenvolvido pela empresa Sierra Space, especializada em tecnologia espacial, no tamanho de uma estrutura real.

Abaixo você consegue acompanhar o vídeo, liberado pela própria NASA, que mostra o momento da explosão.

publicidade

Se você ficou surpreso, saiba que este é um teste comum e já aconteceu antes.

Por que explodir o módulo inflável LIFE?

Como em qualquer projeto, é preciso testar os níveis de segurança e, para isso, são feitos os chamados “teste de estresse”.

publicidade

Ou seja, em um ambiente controlado, o equipamento ou componente em questão é colocado propositalmente em situações extremas para testar até que ponto ele “aguenta o tranco”.

No caso específico da LIFE, a verificação é ainda mais crítica porque o módulo será usado para habitação humana em órbita. Já pensou se ele explode na vida real?

publicidade
Módulo inflável LIFE, da empresa Sierra Space, que explodiu em teste feito pela NASA
O que restou do módulo inflável LIFE após teste de estresse por ruptura. Imagem: reprodução/NASA

O que é o módulo inflável LIFE?

O LIFE, vale mencionar, é um módulo inflável desenvolvido para ser usado como componente da estação espacial Orbital Reef, projeto fruto da parceria entre a NASA, a Sierra Space e a Blue Origin (de Jeff Bezos).

Feita de tecido Vectran, a LIFE possui o formato de cesta. Ela é trançada de forma a ter sua estrutura fortalecida quando inflada.

Vectran, por sua vez, é o nome comercial dado a uma fibra multifilamentar feita de polímero de cristal líquido (LCP) e que, de acordo com a própria fabricante, possui uma “excepcional resistência a tração e rigidez, sendo cinco vezes mais forte que o aço e dez vezes mais forte que o alumínio”.

Centralizado na imagem está o Chief Medical Officer da Sierra Space, Dr. Tom Marshburn, conversando com dois especialistas da equipe após a explosão do módulo inflável LIFE, em teste feito pela NASA
À direita, o Chief Medical Officer da Sierra Space, Dr. Tom Marshburn, conversando com dois especialistas da equipe (à esquerda) após a explosão do módulo inflável LIFE, em teste feito pela NASA. Imagem: reprodução/NASA

O objetivo do teste, como explicado anteriormente, é verificar a ruptura do módulo por pressão e, como você pode ver no vídeo, terminou em aplausos.

A animação dos especialistas é justificável, visto que a estrutura inflável explodiu somente depois de ultrapassar em 22% os níveis de segurança estipulados pela NASA, classificados como X4.

Leia Mais:

Vale mencionar também que esta não é a primeira vez que uma estrutura inflável sofre uma explosão na estação espacial.

Em junho, a NASA conduziu outro teste similar, também com uma estrutura em tamanho real da LIFE e, em dezembro de 2023, a própria Sierra Space havia conduzido outro teste de estresse por ruptura como parte do programa de desenvolvimento contínuo para a arquitetura inflável.