Na segunda-feira (12), o fotógrafo italiano Paolo Palma estava observando o pôr do Sol com Vênus no horizonte quando testemunhou um fenômeno raro: um pedaço do planeta “se separou” e brilhou em azul. Este evento é conhecido como flash azul de Vênus.

Flashes verdes são mais conhecidos e às vezes são vistos quando o Sol se põe no mar. Eles ocorrem devido a inversões de temperatura e fortes gradientes térmicos no ar, que dividem o Sol em suas cores componentes (vermelho, verde e azul) e ampliam o verde em um flash visível sobre ele.

publicidade

De acordo com a plataforma de meteorologia e climatologia espacial Spaceweather.com, os flashes azuis se formam de maneira semelhante, mas são mais difíceis de observar porque as moléculas de ar e os aerossóis dispersam a luz azul. No entanto, quando o ar está excepcionalmente claro, o fenômeno pode ser visto mais facilmente.

Flash azul flagrado “separando” pedaço de Vênus, em 12 de agosto de 2024, no Parque Nacional Pollino, Itália. Crédito: Paolo Palma via Spaceweather

Flash azul de Vênus exige ângulo perfeito para captura

Para isso acontecer, é necessária a combinação de dois fatores: céu limpo e posicionamento adequado do Sol ou planetas próximos no horizonte. 

publicidade

A luz precisa viajar por uma maior extensão da atmosfera terrestre, onde comprimentos de onda mais curtos, como os azuis e violetas, são mais dispersos, enquanto os mais longos, como os vermelhos, laranjas e amarelos, são absorvidos pelas moléculas atmosféricas. Isso permite que os comprimentos de onda médios, como o verde, sejam as cores que chegam ao observador.

Um fotógrafo de Estocolmo, na Suécia, capturou flash verde vindo de Vênus no início deste ano. Crédito: Peter Rosén

Leia mais:

publicidade

Para o flash azul ser visível, o ângulo de observação precisa ser perfeito, como no caso capturado por Palma. 

Além de Vênus, flashes verdes também foram registrados em imagens de Mercúrio e da Lua. Ao contrário dos flashes solares, que são mais frequentemente observados no céu claro acima do oceano, esses fenômenos planetários são mais comuns em temperaturas mais frias.

publicidade

Essa observação rara do flash azul de Vênus destaca a complexidade e a beleza da interação entre a luz e a atmosfera terrestre, proporcionando um espetáculo deslumbrante para aqueles que têm a sorte de testemunhá-lo.