5 sinais que você deve trocar bateria do celular

Baterias duram em ótimo estado por até três anos. Depois disso, problemas, como menor desempenho, podem se tornar comuns
Por Ramana Rech, editado por Bruno Ignacio de Lima 15/08/2024 06h20
bateria-carregar-celular-smartphone-1920x1080
Foto: Onur Binay/Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com o uso do celular, a bateria se desgasta ao longo do tempo, e uma piora nessa parte pode afetar a performance de todo aparelho até chegar a um ponto em que será preciso substituí-la. Veja abaixo cinco sinais de que é preciso trocar a bateria do celular.

Como saber se o celular precisa trocar a bateria?

Tipicamente, baterias de smartphones duram entre dois e três anos com variação de 500 a 600 ciclos de carregamento. De acordo com a empresa de reparo de celulares, Dr. Phone Fix, com exceção dos iPhones, uma bateria pode durar até três anos em ótimo estado. Depois disso, problemas se tornam comuns.

1. A bateria do celular dura menos tempo

Uma redução do desempenho do carregamento pode ser um sinal de que você deve trocar a bateria do celular. Se o usuário tem que carregar o aparelho muitas vezes ao dia ou se demora muito mais para completar a recarga, o defeito pode estar na bateria.

Mas antes de chegar a conclusão de que o problema é esse de fato, é necessário investigar outras causas em potenciais, segundo o site How to Geek.

Leia mais:

Exemplo de celular com a bateria removível
Imagem: yangtak/Shutterstock

2. Desligamentos inesperados

Se o celular desliga de forma inesperada ou se não consegue ser ligado de novo, isso pode indicar que é preciso trocar a bateria do celular. Mas também existem outras causas para esse problema, como defeitos na tela, por exemplo.

3. Aparelho só funciona ligado ao carregador

Ao ter certeza de que a falha está na bateria, o próximo passo é conectar o carregador ao celular e observar por entre quatro a cinco minutos. Se o aparelho funcionar e volta a responder, esse é um sinal positivo.

Depois isso, remova o celular do carregador e verifique se ele desliga imediatamente. Caso pare de funcionar, significa que o usuário deve trocar a bateria de seu celular.

4. A bateria tende a inchar

Esse é um óbvio e comum sinal de que a bateria está perto do fim de sua durabilidade. Nos casos em que o aparelho incha, o usuário poderá perceber que a tela começa a se separar da borda do dispositivo. A causa disso é excesso de carregamento do telefone.

Bateria de bicicleta elétrica explode na China e levanta questões sobre segurança
Imagem: Gabriel Sérvio/Criada por DALL-E

Uma bateria inchada de celular representa um risco e potencial e, por isso, o usuário deve trocá-la antes que se torne perigosa.

5. Aquecimento excessivo do aparelho

Uso intenso de aplicativos pesados, bem como deixá-lo exposto no Sol podem fazer com que o dispositivo esquente. No entanto, se o aparelho fica quente de forma muito intensa ou constantemente mesmo quando está em uso menos do que o usual, pode significar que há algum problema na bateria.

Além disso, se o telefone fica ainda mais quente enquanto carrega, isso pode ser um sinal de bateria defeituosa.

Ramana Rech
Colaboração para o Olhar Digital

Ramana Rech é jornalista formada pela ECA-USP. Participou do Curso Estadão de Jornalismo Econômico e tem passagem pela Editora Globo e Rádio CNN.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.