Em um mundo em que os dispositivos tecnológicos tomaram o lugar do antigo caderno, escrever passou a ser quase que um hábito antiquado. No entanto, a ciência apresenta razões para voltar a essa prática. Mas, por que escrever à mão atualmente? Quais benefícios essa atividade pode trazer ao corpo e a mente?

Estudos recentes comprovam que há sérios motivos para deixar a digitação de lado, quando o assunto for aprendizado e estudo. Além disso, escolher as boas e velhas páginas de um caderno, pode estimular ótimos resultados. Sendo assim, pegue papel e lápis para anotar tudo e não esquecer.

publicidade

Leia mais

Quais os benefícios de escrever à mão?

1. Maior conectividade cerebral

Um estudo publicado no periódico científico Frontiers in Psychology revelou que escrever à mão leva a um aumento na conectividade entre as partes centrais do cérebro e o lobo parietal, na parte externa. Sobretudo, também informou que isso não aconteceu com a digitação.

O experimento é de uma Universidade da Noruega que contou com a participação de voluntários. Cada pessoa observada recebeu 30 palavras e, durante o experimento, recebeu o comando digite ou escreva. Sendo metade das palavras escritas e metade digitada.

Estudante universitária animada trabalhando em um estudo de pesquisa na biblioteca, usando fones de ouvido, laptop para comunicação, fazendo videochamada, assistindo a um webinar de aprendizado, seminário online, escrevendo.
Imagem Shutterstock/Foto Colaborador fizkes

 Além disso, durante a atividade a avaliação foi realizada através de pequenos eletrodos colados nas cabeças dos voluntários, para monitorar os sinais elétricos do cérebro.

2. Ajuda na fixação das informações aprendidas

A autora do estudo publicado na Frontiers in Psychology, citado acima, comentou que as ideias digitadas não têm o mesmo efeito para o cérebro que as escritas à mão. “É muito tentador digitar tudo o que o palestrante está dizendo. As informações entram pelos seus ouvidos e saem pelos seus dedos, mas você não processa as informações recebidas”, afirmou Audrey van der Meer.

Ou seja, escrever ainda é a melhor forma para fixar as informações aprendidas, segundo o estudo. Afinal de contas, durante o experimento, os pesquisadores notaram que escrever ativa padrões de conexão que abrangem regiões visuais, regiões que recebem e processam informações sensoriais, além do córtex motor.

3. Melhora a memória

Uma pesquisa publicada na revista Psychological Science revelou que ao passo que escrever notas em um computador possa ser muito mais rápido, escrevê-las à mão pode ser melhor para a memorização de conceitos. 

escrever
Imagem: slexp880/Shutterstock

Em outras palavras, o estudo mostrou que ao anotar qualquer coisa por escrito manualmente, as pessoas tendem a reter mais informações, afinal prestam mais atenção ao que escrevem. Enquanto, que escrever no bloco de notas no computador, há maior tendência de anotar tudo de forma literal, sem muitos critérios de seleção e tópicos.

4. Aumenta a criatividade

De acordo com um estudo da Universidade Drexel, o desenho à mão livre aumenta o fluxo sanguíneo para áreas do cérebro responsáveis por sentimentos de recompensa. Além disso, pessoas afirmam que se sentem mais criativas e capazes de solucionar problemas após desenhar à mão livre.

Ou seja, o simples ato de rabiscar estimula a criatividade, o que também pode ser aplicado a arte da escrita. Afinal de contas, enquanto os movimentos são repetitivos na digitação, na escrita à mão os movimentos da mão e dedos variam tornando-a mais fluida e livre.

5. Ajuda na coordenação motora

Segundo especialistas em educação infantil, escrever contribui significativamente para a coordenação motora fina. Uma vez que tal atividade envolve movimentos articulados precisos, que ajudam a desenvolver a destreza necessária para manipular objetos pequenos e realizar tarefas diárias.

Além disso, durante a faze de aprendizado da escrita, as crianças também têm sua visão estimulada. De forma que tem a percepção visual mais aprimorada, afinal, escrever requer maior atenção e discriminação das formas das letras.