Em 2022, quando houve um surto de varíola do macaco em todo o mundo, chegaram a contabilizar mais de 78,2 mil casos, e até novembro desse mesmo ano, o número de óbitos chegou a 38. Nessa mesma época, surgiu uma nomenclatura nova para a doença. Mas qual a relação de mpox e varíola dos macacos? Quais as diferenças?

Curiosamente, o mpox não é uma nova patologia com características semelhantes à da varíola do macaco, mas se trata da mesma doença. A única diferença está na sua nova nomenclatura, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022 e, que a partir de agora, se torna obrigatória. Entenda o porquê da mudança a seguir.

publicidade

Leia mais

Por que a OMS mudou o nome de varíola dos macacos para mpox?

Em 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou novamente que a varíola dos macacos está mais uma vez em estado de Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional. Por conta disso, o assunto sobre o nome da doença foi colocado em pauta pela segunda vez.

varíola dos macacos
Imagem: shutterstock/angellodeco

Para entender melhor, em 2022 a OMS recebeu informações sobre a linguagem racista e estigmatizante que circulavam sobre a doença. A partir de então, a decisão de usar um novo termo para designá-la foi tomada, sendo chamada agora de mpox.

No anúncio que foi feito em um comunicado à imprensa, em 28 de novembro de 2022, a OMS definiu também o tempo para que o termo antigo (varíola do macaco) passasse a deixar de ser usado. A organização declarou que ambos poderiam ser usados ​​simultaneamente por um ano a partir da decisão. No entanto, ao final deste período, o termo original será eliminado.

De acordo com a OMS, a nova nomenclatura “mpox” foi definida após longas discussões entre especialistas, países e o público, além disso, pode ser usado de forma mais fácil, independentemente do idioma.

Quais questões envolviam o antigo nome “varíola do macaco”?

Em 1970, o nome varíola do macaco foi definido devido à descoberta da doença causada pelo vírus em macacos cativos. Acontece que o macaco não é o principal transmissor da doença, muito pelo contrário, foi apenas a primeira espécie em que o vírus foi isolado em laboratório.

Varíola dos Macacos
Imagem: diy13 / Shutterstock

Sobretudo, o nome varíola do macaco tem cunho discriminatório, uma vez que há países africanos onde a doença é endêmica. Dessa forma, a OMS revelou que a linguagem racista e estigmatizante online, em outros ambientes e em algumas comunidades foi observada e relatada – ao mesmo tempo que ocorre a propagação global da doença.

Portanto, a pedidos feitos em várias reuniões, públicas e privadas e, por parte de muitas pessoas em todo o mundo, a OMS acatou a necessidade urgente da troca do nome de varíola do macaco para mpox.