A população japonesa descende de duas principais linhagens do passado, mas parece que outra estava escondida em seus genes. Uma nova pesquisa encontrou rastros de uma terceira linhagem de ancestrais que migraram do nordeste da Ásia até o topo do arquipélago.
O estudo analisou o DNA de 3.200 pessoas de sete regiões do Japão e é uma das maiores investigações sobre a origem da população. Detalhes da pesquisa foram divulgados na revista Science Advances.
De onde vieram os japoneses?
Até 2021, as evidências apontavam que a população japonesa descende de duas principais linhagens. A primeira é o povo indígena Jōmon, que viajou do antigo Leste Asiático até o Japão há mais de 10.000 anos. A segunda é o povo produtor de arroz do nordeste da Ásia, que migraram para a região japonesa há 2.300 anos.
Leia mais:
- Quase extinção da humanidade precedeu uma grande migração, revela estudo
- Descoberto o primeiro “lar” do Homo sapiens fora da África; saiba onde fica
- Estudo indica onde fica o lar original da humanidade
No entanto, naquele ano, um estudo fez a descoberta de uma terceira onda de migração pela primeira vez. Desde então, a comunidade científica investiga uma possível terceira linhagem que se escondeu nos genes dos japoneses.
Uma nova ancestralidade
- O novo estudo comparou dados modernos e antigos e utilizou variantes genéticas raras e comuns para rastrear as três principais linhagens japonesas.
- Descobriu-se que a Jōmon é a mais presente na população do sul do Japão, enquanto as pessoas do oeste têm mais ligação com os chineses Han — povo que pratica a agricultura do arroz.
- No entanto, a população do nordeste do Japão tem uma ancestralidade dominante diferente, e ainda não está claro o motivo.
- No século V d.C., esta região era habitada pelo povo Emishi, ou, em tradução literal, os “bárbaros camarões”.
- Não se sabe de onde vieram, mas algumas teorias afirmam ter ligação com povos que viveram no que hoje é a península coreana.
- A diferença genética da população do nordeste do Japão encontrada no estudo pode ser de origem Emishi ou apenas uma mistura das outras linhagens.
A origem genética japonesa é complexa
Os pesquisadores descobriram novas informações sobre a população japonesa ao analisar dados genéticos antigos. Apesar das dificuldades em encontrar essas amostras, que limitam comparações com o passado, o estudo revelou variantes genéticas nunca registradas anteriormente.
No entanto, os cientistas alertam que ainda há incertezas. As descobertas apoiam a ideia de que os japoneses têm uma origem mais complexa do que se pensava, com três influências principais em vez de duas. Para entender melhor a história e a saúde humana, é crucial incluir mais diversidade de dados em futuras pesquisas.