Este novo braço robótico pode soltar a mão para agarrar objetos

Mão robótica pode rastejar, pegar pequenos objetos e trazê-los de volta sozinha
Gabriel Sérvio28/09/2024 17h15, atualizada em 02/10/2024 09h45
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma mão articulada que pode estender o alcance de um braço robótico se soltando e rastejando sozinha para pegar coisas. Essa foi a novidade criada por Pesquisadores da École polytechnique fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça.

Devido à sua força e velocidade, os braços robóticos costumam ficar presos a outras estruturas maiores para melhorar estabilidade, limitando seu alcance. O objetivo da pesquisa era justamente contornar isso usando uma mão robótica totalmente independente.

A animação abaixo mostra como a mão robótica pode se soltar sozinha e ficar equilibrada usando apenas os dedos:

A mão robótica também usa um conector magnético no pulso, permitindo que ela se conecte e se desconecte de forma autônoma.. (Imagem: Reprodução/YouTube)

Mãos de robôs são geralmente projetadas para pegar e segurar objetos. Para desenvolver uma que pudesse fazer isso, e ainda rastejar por conta própria (nos moldes da Família Addams), os pesquisadores usaram uma combinação de algoritmo genético e simulador de física.

O algoritmo e as simulações ajudaram a determinar a posição ideal e o número de dedos articulados necessários, que acabaram sendo cinco, assim como nossas mãos humanas. 

Leia também:

Os dedos da mão robótica podem se dobrar em ambas as direções para que ela possa rastejar e também permitem segurar mais de um objeto ao mesmo tempo. Veja como ela funciona em ação no vídeo abaixo:

A pesquisa foi publicada na revista IEEE Spectrum.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.