Furacão Milton adia retorno de astronautas à Terra

Além de interferir na data de retorno da missão SpaceX Crew-8 à Terra, o furacão Milton também suspendeu um lançamento importante da NASA
Flavia Correia08/10/2024 11h03
furacao-milton-noaa-crew-8-1920x1080
Astronautas da missão SpaceX Crew-8 (no detalhe) tiveram retorno para a Terra adiado por causa do furacão Milton. Créditos: NOAA (furacão) / SpaceX (astronautas). Edição: Olhar Digital
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um grupo de quatro astronautas que estava programado para deixar a Estação Espacial Internacional (ISS) na manhã de segunda-feira (7) vai precisar esperar um pouco mais para voltar para casa. A NASA e a SpaceX decidiram adiar o retorno da missão Crew-8 por causa do furacão Milton, previsto para chegar à costa oeste da Flórida nesta quarta-feira (9), de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês).

É justamente nesta área que a cápsula Dragon Endeavour vai pousar com a ajuda de paraquedas mergulhando no mar após reentrar na atmosfera, com os astronautas da NASA Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, além do cosmonauta Alexander Grebenkin, da agência espacial russa (Roscosmos), a bordo. 

Membros da missão SpaceX Crew-8, que deveriam ter voltado para a Terra na segunda-feira (7) – retorno adiado em razão do furacão Milton. Crédito: NASA/Bill Stafford

Leia mais:

Como o furacão deve alcançar a categoria 5 (a mais alta da Escala Saffir-Simpson), a equipe responsável pela missão em solo, priorizando a segurança da tripulação, alterou a data de desacoplamento para domingo (13), a partir das 4h05 da manhã (pelo horário de Brasília), de acordo com um comunicado da NASA.

A missão SpaceX Crew-8 foi lançada no topo de um foguete Falcon 9 em 3 de março, chegando ao laboratório orbital dois dias depois

Essa não é a única missão espacial afetada pelo furacão Milton. A NASA e a SpaceX adiaram indefinidamente o lançamento da espaçonave Europa Clipper, orçada em US$5 bilhões (cerca de R$27,5 bilhões), que deveria decolar no topo de um foguete Falcon Heavy na quinta-feira (10).

Imagem espacial e térmica do furacão Milton
Furacão Milton deve chegar à costa da Flórida na quarta-feira (9), na categoria 5 (a mais elevada). Crédito: WXNB

Imagens do espaço mostram tamanho colossal do furacão Milton

Imagens capturadas do espaço mostram a dimensão impressionante do furacão Milton – e como ele foi da categoria dois para a cinco em questão de horas na segunda-feira (07). Os registros são da ISS e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA).

Milton, que se formou no sul do Golfo do México, surge em cena apenas dez dias após Helene – o furacão mais mortal a atingir os EUA desde 2005, com o Katrina. Clique aqui para ver as imagens e saber mais detalhes.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.