Estressado no trabalho? Essa dica é gratuita e ainda melhora sua produtividade

Descubra como melhorar seu bem-estar mental durante sua jornada de trabalho!
Por Simone Cordeiro, editado por Layse Ventura 16/10/2024 06h20, atualizada em 07/11/2024 10h29
Mãos cansadas e homem no escritório, agenda e burnout do contador, estresse e papelada. Planejamento, corporativo e trabalho para a agência, exausto e investimento em finanças para o projeto de auditoria.
Shutterstock/Foto PeopleImages.com - Yuri A
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nos últimos anos, cada vez mais pessoas estão buscando ajuda psicológica por conta de estresse no trabalho. De acordo com um levantamento da Optum, entre 2011 e 2020, o número de funcionários que buscou auxílio psicológico cresceu 250%. O relatório “People at Work 2023: A Global Workforce View” apontou que 67% dos trabalhadores brasileiros são afetados pelo estresse no trabalho.

Além disso, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) estima que 30% dos trabalhadores sofrem de burnout no Brasil. Será que você faz parte desses números? Saiba como fugir dessas estatísticas e, ainda melhorar a sua produtividade com nossa dica a seguir.

Leia mais

Confira uma dica preciosa para evitar o estresse no trabalho

De acordo com um estudo recente, liderado por pesquisadores do King’s College London, no Reino Unido, fazer 15 minutos de pausa para se movimentar durante o dia de trabalho pode gerar benefícios, como melhorar a sensação de bem-estar e reduzir o estresse. Além disso, os resultados mostraram que praticar essas pautas em um escritório pode melhorar em 22,5% o estado mental de funcionários.

Outra pesquisa realizada pela Asics em 2024, reforça tal dica, ao revelar que quanto mais tempo as pessoas se tornam inativas, mais seu bem-estar mental é reduzido.


Empresário negro, estresse e fadiga à noite, escritório e dor de cabeça por causa do computador em um prazo de projeto. Empresário africano, esgotamento ou ansiedade no trabalho com o computador, startup de design web e saúde mental.
Shutterstock/Foto PeopleImages.com – Yuri A

A Asics também realizou um estudo que apontou o aumento do nível de estresse em 18% de funcionários, após permanecerem duas horas de trabalho contínuo em uma mesa de escritório.

Sobre a pesquisa realizada pelo King’s College London, também foi descoberto que muito além de diminuir o estresse, as pausas também podem aumentar a produtividade em 33,2% e melhorar o foco em 28,6%.

O que é o método Pomodoro?

Entre outras coisas, essas descobertas remetem a um método muito conhecido, a técnica Pomodoro. Embora simples, a técnica é poderosa para melhorar a produtividade no trabalho.

Desenvolvida em 1980 por Francesco Cirillo, a técnica é simbolizada pelo uso de um pomodoro, um relógio de cozinha italiano com formato de tomate. Deste modo, esse relógio foi usado para medir os intervalos de trabalho e de descanso.

Técnica Pomodoro Pessoa Trabalhando de Casa Trabalho Remoto.
Shutterstock/Foto Cavan-Images

Nesse método, o trabalho fica dividido em períodos de 25 minutos com pausas de cinco minutos. Além disso, orienta que outra pausa de 15 minutos pode ser tomada a cada 4 voltas do relógio pomodoro.

Vale lembrar que o método pode ser aplicado com o cronômetro de um aparelho celular, você só precisa configurar um timer de 25 minutos durante uma atividade escolhida e fazê-la até o final do tempo, intercalando com as pausas.

Caso não tenha concluído a tarefa, é só repetir o timer dos 25 minutos novamente até que ela acabe e, claro, efetuar o intervalo necessário, a fim de respeitar o método para obter os resultados.

Simone Cordeiro
Colaboração para o Olhar Digital

Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.