Sony e Honda revelam novo sedã elétrico criado em conjunto

O inovador veículo elétrico combina IA, gráficos 3D e personalização avançada, com lançamento previsto para 2025
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Gabriel Sérvio 13/12/2024 21h04, atualizada em 06/01/2025 19h24
afeela
Imagem: Sony Honda Mobility
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Sony Honda Mobility revelou seu primeiro veículo elétrico, o sedã fastback Afeela, fruto de uma colaboração 50/50 entre a Sony e a Honda, que traz tecnologias inovadoras e um design futurista.

Apresentado inicialmente como protótipo na CES 2023, o Afeela se destaca pela integração de inteligência artificial (IA), câmeras e sensores de segurança, além de um sistema sofisticado de personalização.

O veículo conta com dois motores elétricos, oferecendo 241 cavalos de potência com tração nas quatro rodas, e uma bateria de 91 kWh com capacidade para carregamento rápido de 150 kW, proporcionando um alcance estimado de até 275 milhas (aprox. 443 quilômetros).

Leia mais:

Afeela incorpora a Unreal Engine da Epic Games, um mecanismo de jogo de computação gráfica 3D – Imagem: Sony Honda Mobility

Especificações do Afeela

  • O Afeela utiliza o Snapdragon Digital Chassis da Qualcomm, que possibilita a execução de até 800 trilhões de ações por segundo, permitindo uma experiência de direção altamente personalizada e conectada.
  • O carro também é equipado com um sistema de entretenimento da Sony, o Ridevu, que oferece acesso a filmes da Sony Pictures Entertainment e a Unreal Engine da Epic Games, que aprimora a visualização e interação de dados dentro do veículo.
  • O design do Afeela inclui espelhos digitais, rodas de 21 polegadas (aprox. 53 centímetros), uma barra de luz no painel frontal para comunicação com outros motoristas e um sistema de suspensão com mola de ar.
  • A cabine conta com telas individuais para os passageiros, volante estilo jugo e assentos ajustáveis automaticamente.

O veículo será vendido no final de 2025, com as entregas previstas para a primavera de 2026 na América do Norte.

Dois motores elétricos, um em cada eixo, geram 241 cavalos de potência para impulsionar o sedã elétrico com tração nas quatro rodas – Imagem: Sony Honda Mobility
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.