Vem aí um novo Tesla Model Y – mas só para alguns países (por enquanto)

Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 13/01/2025 19h24
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Imagem: Reprodução/Tesla Austrália
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O primeiro carro elétrico a se tornar o veículo mais vendido do mundo está prestes a ganhar uma cara nova. Pelo menos para alguns mercados.

A Tesla já começou a vender o que eles vêm chamando de Novo Model Y na China, na Austrália e em outros países da Ásia e da Oceania. A previsão de entrega está para março.

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Rumores sobre a atualização do EV ocorrem desde o começo de 2023. E, agora em 2025, o chamado “Projeto Juniper” finalmente saiu do papel.

Lembrando que o Tesla Model Y foi lançado em 2019 para 2020 e se tornou um fenômeno rapidamente. Em 23, o carro virou o primeiro elétrico da história a se tornar o veículo mais vendido do mundo. Alcançou a marca no 1º trimestre e depois consolidou no resultado anual.

No ano passado, o Model Y bateu na trave e foi ultrapassado em dezembro pelo Toyota Corolla, que é um velho conhecido dessas listas e ocupa o pódio há muitos anos. Mesmo assim, foi considerado o melhor carro do mundo por algumas revistas especializadas.

O que muda no Novo Model Y

https://twitter.com/JayinShanghai/status/1877531387739127824
  • O crossover recebeu mudanças visíveis por dentro e por fora.
  • Além de maior eficiência e desempenho, o Novo Model Y vem com uma tela sensível ao toque de oito polegadas para passageiros do banco de trás.
  • Falando neles, os bancos traseiros podem ser rebatidos eletricamente para expandir a capacidade total de armazenamento para 2.138 litros.
  • Há ainda uma câmera frontal para fornecer um campo de visão mais amplo ao usar recursos de direção assistida.
  • O design exterior, por sua vez, não parece ter mudado tanto, exceto pelos faróis e lanternas, que foram substituídos por barras de luz mais finas.
  • As extremidades frontal e traseira também foram ligeiramente remodeladas, o que “melhora efetivamente a resistência, o desempenho e a vida útil do veículo”, de acordo com a Tesla.
  • Agora, de todas as novidades, a mais elogiada foi a alavanca da seta, que substituiu os polêmicos botões (pelo menos na versão australiana).
  • Na China, existem duas versões à venda: a edição de tração traseira de 263.500 yuans (cerca de US$ 35.935) e a versão de longo alcance de 303.500 yuans chineses (cerca de US$ 41.390).
  • Fazendo a conversão, fica em torno de R$ 220 mil a R$ 250 mil.
  • Ambas as especificações têm uma velocidade máxima de 201 km/h.
  • A Tesla informa, por fim, que os pneus, rodas e suspensão foram atualizados para fornecer um passeio mais suave e silencioso, com opções de rodas de 19 e 20 polegadas disponíveis em ambos os modelos.
Esse é o antigo Model Y (a principal diferença externa são os faróis, que passam a ser linhas) – Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock

Reagindo à queda de vendas

Vale destacar que essa atualização ocorre depois que a Tesla sofreu sua primeira queda anual nas vendas desde que a empresa começou a produzir carros em massa, em 2012.

Essa diminuição nas vendas ocorre em um momento de crescimento das montadoras chinesas, principalmente a BYD. BYD que vendeu mais EVs no quarto trimestre de 2024 do que a Tesla.

O curioso é que o melhor desempenho da empresa de Elon Musk continua sendo na própria China – e é justamente por isso que o Novo Model Y estreou primeiro no mercado asiático e da Oceania.

Não há informações sobre quando o veículo remodelado virá para o Ocidente. A tendência é que isso ocorra a partir do segundo semestre deste ano.

As informações são do The Verge.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.