Imagem: ANDRANIK HAKOBYAN/Shutterstock
A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações do corpo. Esta condição provoca dor, inchaço, calor e rigidez, e pode ser causada por diversas doenças, como as autoimunes (artrite reumatoide), infecciosas (artrite séptica) ou degenerativas (artrose).
Como alternativa ao problema, pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, desenvolveram um material semelhante a cartilagem humana. O tecido flexível e resistente reveste as articulações, atuando como amortecedor para absorver choques e reduzir o atrito entre os ossos.
Leia mais
O grande diferencial do produto é a capacidade de resposta às mudanças nos níveis de pH do corpo. Em outras palavras, a cartilagem artificial pode liberar analgésicos e anti-inflamatórios em situações de inflamação causada pela artrite, trazendo alívio aos pacientes.
Esses materiais podem ‘sentir’ quando algo está errado no corpo e responder administrando o tratamento exatamente onde é necessário. Isso pode reduzir a necessidade de doses repetidas de medicamentos, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Stephen O’Neill, primeiro autor do estudo
Para testar o material, a equipe usou um corante fluorescente como substituto de uma droga para aliviar a dor. Em um nível de pH que representa a química normal do corpo, o hidrogel permaneceu estável. Quando ele foi reduzido para criar um ambiente ácido, no entanto, o corante foi liberado.
Os pesquisadores admitem que ainda são necessários novos testes com a cartilagem artificial. No entanto, o produto já mostrou resultados positivos no combate aos sintomas da artrite e também poderia ser utilizado para tratar outras condições no futuro.
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de setembro de 2025 13:38