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Elon Musk subiu ao palco das instalações da SpaceX, na noite de sábado (28), no Texas, para apresentar o design da Starship, sua nave que promete transportar pessoas para Marte . O protótipo do veículo pairava atrás do CEO enquanto ele disacursava e as luzes reluziam na gigantesca carcaça de aço, uma escolha diferente de material para uma espaçonave.
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Foto: Trevor Mahlmann / Ars Technica
Musk disse que apesar do peso extra que o aço inoxidável oferece em comparação a outros materiais, como fibras de carbono ou alumínio, ele foi “de longe a melhor decisão de design que tomamos”. Como justificativa, ele citou a resistência do material e seu preço.
Em temperaturas extremamente baixas, o aço não fica quebradiço, e em temperaturas muito altas geralmente atingidas na reentrada atmosférica – ele não derrete, pois possui um ponto de fusão de 1.500°C. Assim, a Starship precisa apenas de um escudo fino de ladrilhos térmicos.

Foto: Trevor Mahlmann / Ars Technica
Além disso, outra vantagem do aço é o custo-benefício, muito importante para uma empresa de atuação própria como a SpaceX. Musk disse que o material de fibra de carbono custa cerca de US$ 130 mil a tonelada, enquanto isso, a mesma quantidade de aço inoxidável é vendida por US$ 2.500.
“O aço é fácil de soldar e resistente às intempéries”, acrescentou Musk. “A realidade é que soldamos isso ao ar livre, sem uma fábrica. Honestamente, estou apaixonado pelo aço”.
A Starship em exibição foi chamada de modelo “Mk 1”. Em breve, ela poderá ser testada nas instalações da SpaceX. Simultaneamente, a empresa constrói um segundo protótipo, o Mk 2, em Cocoa, Flórida. Ela também começará a trabalhar em uma terceira versão no Texas no final deste ano, e assim por diante.
Cada design seguirá o anterior, porém os cientistas tentarão cortar o excesso de peso da Starship até atingir 110 toneladas. A ideia é deixar a nave mais leve, para que seja possível maximizar sua elevação.
Via: Ars Technica