Missão tripulada da SpaceX vai partir de base de lançamento histórica

Lançamento ocorre nesta quarta-feira (27); o Olhar Digital vai realizar uma transmissão ao vivo do momento da decolagem

Luiz Nogueira 27/05/2020 12h05
Falcon 9 e Crew Dragon
A A A

A decolagem da missão Demo-2, que enviará os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da cápsula Crew Dragon, está programada para às 17h33 (horário de Brasília) desta quarta-feira (27) do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida.


A primeira missão tripulada da SpaceX não poderia ter um ponto de partida mais apropriado. A decolagem, que será a primeira viagem espacial orbital humana a ser lançado dos EUA desde que a Nasa retirou sua frota de ônibus espacial em 2011, vai partir da plataforma construída na década de 1960 e que sediou quase todas as missões Apollo tripuladas – incluindo a Apollo 11, que levou o homem à Lua.

No entanto, essa não é a primeira vez que a SpaceX utiliza a plataforma. Em fevereiro de 2017, a empresa enviou, a partir do local de lançamento, a cápsula Cargo Dragon em direção à Estação Espacial Internacional para entrega de suprimentos.

Reprodução

Cargo Dragon acoplada à Estação Espacial Internacional. Foto: Nasa

Mais decolagens se seguiram, incluindo três primeiros lançamentos do Falcon Heavy – em fevereiro de 2018, abril de 2019 e junho de 2019 – e a primeira visita da Crew Dragon à ISS com a missão Demo-1 que teve como objetivo testar o sistema de ancoragem. 

"Fomos à Lua a partir do complexo 39A, e 82 de nossas 135 missões partiram do mesmo local, incluindo três dos meus voos", disse Bob Cabana, ex-astronauta da Nasa. "Agora, ele é parte do nosso Programa de Tripulação Comercial, bem como de outras missões da SpaceX. Eu acho que isso é absolutamente extraordinário", finaliza.

A SpaceX mantém um contrato de US$ 2,6 bilhões com o Programa de Trupulação Comercial da Nasa para enviar seis missões operacionais de e para a ISS usando o foguete Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon. Essas missões terão início logo após a conclusão do voo da Demo-2 – desde que tudo corra bem, obviamente.

Vale lembrar que a missão será lançada pela SpaceX nesta quarta-feira (27). O Olhar Digital vai realizar uma transmissão ao vivo, a partir das 17h25 (horário de Brasília), com tradução simultânea do momento da decolagem. Para companhar, fique de olho em nosso canal do YouTube

Via: Space

Nasa espaço foguete spaceX Estação Espacial Internacional Apollo 11 astronauta Ciência&Espaço crew dragon missão tripulada
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você