Vai atrasar: Nasa acha improvável levar astronautas à Lua em 2024

Em relatório recém-divulgado, Nasa descreve os principais desafios enfrentados pela missão Artemis, que promete levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024

Cesar Schaeffer 20/11/2020 12h11
Homem na Lua
A A A

O tão esperado retorno do homem à Lua, ao que tudo indica, deverá atrasar. Inicialmente previsto para 2024, a primeira missão tripulada ao nosso satélite natural desde a era Apollo enfrenta alguns desafios, principalmente orçamentários. A informação foi divulgada oficialmente em um relatório recém-divulgado pela Nasa.

Segundo o documento, a Agência Espacial precisaria solicitar cerca de US$ 28 bilhões entre 2021 e 2025, para realizar a missão Artemis no cronograma acelerado. “Dados os vários desafios descritos, acreditamos que a Nasa terá dificuldade em pousar astronautas na Lua até o final de 2024”, conclui o relatório.

Originalmente, a data para levar astronautas de volta à Lua era 2028, mas em março de 2019 a Casa Branca ordenou que os planos fossem acelerados. Foi quando a Nasa criou o programa Artemis, que promete levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua até 2024.

Reprodução

Os astronautas podem ter que esperar um pouco além de 2024 para chegar à Lua. Foto: Nasa

O relatório aponta para estouros de custo e cronograma em peças críticas de tecnologia, como o foguete gigante do Sistema de Lançamento Espacial e a cápsula da tripulação Orion. Ele também indica que a Nasa deve receber muito menos da metade do dinheiro que solicitou para começar a desenvolver um módulo lunar.

O partido democrata do recém-eleito presidente Joe Biden declarou que vai apoiar o trabalho da Nasa para devolver os americanos à Lua e ir também ia a Marte em 2030, mas não se comprometeu com 2024.

Nasa Lua missão espacial artemis astronautas
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você