Coronavírus no Brasil

Brasil tem 1 a cada 4 mortes por coronavírus nas Américas, diz OMS

Nina Gattis, editado por Daniel Junqueira 29/06/2020 19h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Organização ainda falou sobre a importância de não fazer da pandemia de Covid-19 palco para uma luta ideológica

De acordo com Michael Ryan, diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada quatro mortes por coronavírus nas Américas é registrada no Brasil. Da mesma forma, um a cada quatro novos casos detectados também ocorre no país. "Não há dúvida de que o Brasil ainda está enfrentando um grande desafio. Continua a reportar mais de 30 mil casos por dia", afirmou Ryan.


Com os Estados Unidos e o Brasil - os dois países mais afetados pela pandemia - como parte de seus territórios, as Américas são responsáveis por quase metade do total de infectados e óbitos decorrentes da Covid-19 no mundo.

Reprodução

Michael Ryan, diretor de emergências da OMS. Imagem: Reprodução

Para Ryan, a situação do Brasil tem ligação direta com os aspectos complexos do país. "Há muitas situações desafiadoras no Brasil", disse o diretor de emergências em entrevista coletiva. "Existem áreas muito congestionadas e densamente habitadas nos centros urbanos com serviços precários, há pessoas vivendo em condições rurais que são difíceis de alcançar e atender. Seria bobagem subestimar o tamanho e a complexidade de um país enorme como o Brasil", continuou.

Além de lembrar que o Brasil possui um longo histórico de combate a doenças infecciosas e de desenvolvimento de vacinas, Ryan falou sobre a necessidade de não marcar a luta contra a Covid-19 como uma luta de ideologias. "Eu diria apenas da minha perspectiva pessoal que não podemos continuar permitindo que a luta contra esse vírus se torne e seja sustentada como uma luta ideológica", opinou. "Não pode ser, não podemos derrotar esse vírus com ideologias. Simplesmente não podemos", acrescentou.

Reprodução

Vista aérea do cemitério Parque Taruma, em Manaus, Amazonas. Imagem: Bruno Kelly

"Em muitas situações, os indivíduos e a sociedade têm que oferecer incentivo e apoio a um governo que pode não ser da nossa escolha", acrescentou Ryan sobre a situação brasileira.

Segundo o consórcio de veículos de imprensa, às 13h desta segunda-feira (29), o Brasil tinha, no total, mais de 1,3 milhão de casos confirmados e 57.774 mortes causadas pelo coronavírus. No cenário mundial, esse número equivale a 11% de todos os óbitos desde o início da pandemia.

 

Via: G1


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Brasil OMS coronavirus covid19 pandemia mortes infectados
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você