Passaporte de imunidade pode permitir pessoas a voltarem ao trabalho

Covid-19: passaporte de imunidade pode acelerar o retorno ao trabalho

Guilherme Preta, editado por Liliane Nakagawa 31/03/2020 14h08
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Documento seria entregue para pessoas já imunes ao vírus para que possam voltar à rotina, sem restrições

Pesquisadores da Alemanha estão preparando um estudo em massa para determinar quantas pessoas já estariam imunes ao novo coronavírus. A intenção é permitir que autoridades emitam os “passaportes de imunidade”, passes para que as pessoas possam ignorar as medidas restritivas e voltar à sua rotina.


O estudo ainda está em fase de financiamento e vai testar o sangue de mais de 100 mil voluntários, a procura de anticorpos contra o vírus, a partir de abril. Depois disso, os testes seriam repetidos regularmente com uma parcela da população, a fim de acompanhar o progresso da pandemia. Os resultados ajudariam na difícil decisão de quando e onde as escolas podem reabrir e quem está seguro para voltar ao trabalho.

“Aqueles que são imunes podem receber um tipo de passe de vacinação que, por exemplo, permitiria isentar-se de restrições à sua atividade”, afirmou o chefe de epidemiologia do Centro Helmholtz de Pesquisa de Infecção em Braunschweig, Gerard Krause.

Ainda não se sabe o período de imunidade de alguém que se recuperou do vírus. Alguém que contraiu o Sars, por exemplo, outro tipo de coronavírus, permanece imune por apenas um ano. Peter Openshaw, membro de um grupo consultivo do governo do Reino Unido, afirma que, na pior das hipóteses, é esperado uma resistência de cerca de 3 meses. “Mas não sabemos porque é um vírus novo”, destacou.

Não está claro, porém, qual será a efetividade dos testes propostos. É possível que ele apenas retorne positivo ou negativo para a presença de anticorpos, e não revele a extensão dessa imunidade.

Via: The Guardian


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Vírus alemanha coronavirus epidemia anticorpos
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você