Coronavírus

Exame para detectar coronavírus deve ser coberto por planos de saúde

Vinicius Szafran, editado por Liliane Nakagawa 12/03/2020 23h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Decisão foi tomada pela ANS, após reunião extraordinária

O exame para detecção do novo coronavírus foi incluído no rol de procedimentos obrigatórios para beneficiários de planos de saúde. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (11), em reunião extraordinária da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A medida entra em vigor após a sua publicação no Diário Oficial da União.


De acordo com a ANS, o teste será coberto pelos planos com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência, e será realizado apenas quando houver indicação médica, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. 

Aos beneficiários de planos de saúde a agência orienta que se dirijam a um hospital ou uma unidade de saúde somente depois de consultar a operadora e perguntar sobre o local mais adequado para a realização do exame, além de esclarecer possíveis dúvidas. O conhecimento sobre a Covid-19 ainda é limitado, portanto protocolos podem sofrer alterações sem aviso prévio. 

Pacientes que contraíram o novo coronavírus já têm tratamento assegurado pelos planos de saúde de acordo com a segmentação (hospitalar ou ambulatorial).

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil já registra 77 casos confirmados de Covid-19, além de outros 10 informados pelas Secretarias de Saúde estaduais e que ainda não foram incluídos no balanço oficial. O levantamento aponta ainda 1.427 casos suspeitos e outros 1.156 descartados.  

O surto de Covid-19 foi declarado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta semana. Os países com mais casos registrados são China (local de origem do vírus), Coreia do Sul e Itália. No entanto, a China declarou o fim do pico do surto de coronavírus no país nesta quinta (12).  

O Ministério da Saúde do Brasil publicou uma portaria informando como serão feitos o isolamento e a quarentena para conter a disseminação do vírus. O texto prevê que agentes de saúde podem recomendar o isolamento para quem teve contato próximo com pessoas infectadas enquanto seus casos são investigados. 

O novo coronavírus já contaminou mais de 124 mil pessoas em todo o mundo, deixando mais de 4,6 mil mortos.

Via: UOL


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Saúde Brasil sistema de saúde coronavirus covid19 ministério da saúde
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você