João Doria

Governo de SP estima 1.250 mortes por coronavírus até semana que vem

Nina Gattis, editado por Cesar Schaeffer 06/04/2020 18h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Autoridades reforçaram a necessidade do isolamento social; caso medidas não sejam respeitadas, número de óbitos pode chegar a 5 mil

De acordo com o governo de São Paulo, o estado deve chegar até a próxima segunda-feira (13) com aproximadamente 1.250 mortes por Covid-19. Atualmente, São Paulo registra 304 óbitos em decorrência do novo coronavírus. Se o número de falecimentos subir tanto no período de uma semana, o estado contabilizará um aumento de 372% neste quesito.


O número previsto já conta com as medidas de isolamento social. Segundo o governo paulista, se a população não respeitar as instruções, a estimativa é de pouco menos de 5 mil mortes no mesmo período.

"No estado de São Paulo, temos 12.546 leitos de UTI neste momento. A ocupação já é em torno de 50%. Se não houvessem sido tomadas medidas, nós precisaríamos neste momento de 3.742 leitos de UTI. Daqui mais 30 dias, 16 mil. Ou seja, nosso sistema estaria absolutamente incapacitado", explicou Dimas Covas, pesquisador e diretor do Instituto Butantan.

Contudo, há indícios, baseados nos dados de movimentação de celulares pelo estado, que mostram que o isolamento social está perdendo força. "Temos os números que começaram muito bem, em torno de 69% [de redução de movimentação de celulares], depois caiu para 60% e hoje está com 56% de redução. É importante lembrar que para essas medidas serem efetivas a gente precisa ter acima de 70% de redução da mobilidade", afirmou o pesquisador.

Além disso, Covas falou sobre o cenário caso a pandemia dure por mais 180 dias. "Se não houvesse nenhum tipo de medida, teríamos 277 mil mortos. Com as medidas, vamos reduzir em 166 mil mortes", acrescentou.

João Dória, governador de São Paulo, utilizou o contexto para ampliar o prazo de quarentena até o dia 22 de abril e convidou médicos especialistas no assunto para embasar seu novo decreto.

 

Via: Folha de S.Paulo


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Governo de São Paulo coronavirus hospital covid19 mortalidade
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você