Google reforça segurança de preenchimento automático do Chrome

Agora é possível recuperar as informações com o uso de verificações biométricas; recurso deve chegar ao Android nas próximas semanas

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 31/07/2020 10h38
Chrome
A A A

Pensando em melhorar a segurança de seus usuários, o Google lançou duas novas ferramentas para proteger informações e senhas salvas no preenchimento automático do Chrome. Uma delas adiciona o uso de dados biométricos, como impressão digital, para confirmar a identidade sempre que desejar usar o cartão de crédito no navegador.


Atualmente, para validar o preenchimento automático, é necessário digitar o CVC do cartão de crédito sempre que o fizer. Com a novidade, isso será feito apenas na primeira vez, bastando utilizar o registro biométrico nas seguintes vezes. Segundo a empresa, isso diminui o risco de perda ou roubo do cartão de crédito. O recurso deve chegar ao Android nas “próximas semanas”.

Vale destacar que, em smartphones da Samsung, esse recurso já existe. Para validar o "Samsung Pass", nome dado para a ferramenta, é possível utilizar digitais, íris ou reconhecimento facial.

Reprodução

Ferramentas vão aumentar segurança do preenchimento automático no Chrome. Foto: Unsplash

Além disso, a caixa de diálogo da ferramenta de “toque para preencher” foi atualizada. Agora, não é preciso ir em todos os campos, basta escolher qual “par de informação” desejar caso tenha mais de um salvo anteriormente. Esta novidade também deve chegar aos smartphones nas próximas semanas.

Backup para iPhone

No ano passado, o Google adicionou backups automáticos de telefones Android ao Google One, programa de "sócios" da empresa, que inclui compartilhamento em família, armazenamento no Drive e muitas outras vantagens.

É natural que o Google inclua isso em smartphones com o seu sistema operacional, mas nesta quarta-feira (29) a empresa anunciou que fará o mesmo para iPhones. A melhor parte é que, independentemente de seu aparelho ser um Android ou um iOS, o recurso de backup será gratuito para todos - até mesmo se você não for membro do Google One.

Em outras palavras, as pessoas que não pagam pelo armazenamento extra do Google One terão a base de 15 GB para dividir entre Gmail, Google Fotos, Google Drive e agora os backups por telefone. Isso pode ser pouco espaço para algumas pessoas, mas se você não estiver usando o Drive ou o Fotos, por exemplo, deve ser o suficiente.

Via: Engadget

Segurança Google Android Smartphones Samsung biometria smartphone segurança da informação
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você