Serviços da Garmin parecem estar voltando ao normal

No entanto, isso está ocorrendo gradualmente

Luiz Nogueira 27/07/2020 14h30
Smartwatch Garmin
A A A

Na semana passada, a Garmin, fabricante de smartwatches e dispositivos inteligentes, sofreu uma grande falha em seus serviços. Sincronizações de treinos e serviços de atendimento ao cliente foram congelados após um ataque ransomware sofrido pela empresa.


Agora, apesar de não haver nenhuma confirmação por parte da fabricante, os serviços parecem estar voltando ao normal gradualmente. Isso foi percebido após o aplicativo de rastreamento Strava confirmar que voltou a conseguir enviar dados de exercícios para o serviço Connect da Garmin.

Alguns usuários no Twitter também relataram que o aplicativo da empresa começou a dar sinal de vida ao enviar notificações ou mostrar algumas estatísticas de treinos. Porém, uma olhada rápida na página de status do sistema da Garmin mostra que ainda há alguns problemas na plataforma.

Infelizmente, a falta de divulgação de comunicados sobre o ocorrido faz com que os usuários fiquem sem saber exatamente quando poderão voltar a utilizar tudo o que a empresa oferece com seus recursos e dispositivos.

O ataque sofrido pela Garmin foi comandado pelo 'Dridex', um grupo de cibercriminosos russos que está ativo desde 2007. Segundo informações obtidas pela BleepingComputer, o resgate para descriptografar os sistemas custará US$ 10 milhões à companhia.

Ransomware

O ransomware é um software malicioso capaz de infectar um computador e sequestrar todos os dados contidos nele. A descriptografia dos arquivos da empresa não é feita até a vítima do ataque realizar o pagamento exigido.

E-mails com links falsos, mensagens instantâneas e até sites são os principais meios de infecção. Outra possibilidade – e que pode ter acontecido no caso da Garmin – é a exploração de vulnerabilidades presentes em sistemas sem o devido cuidado com atualizações.

Especialistas recomendam que as pessoas mantenham o sistema operacional e os programas instalados sempre atualizados e com um antivírus ativo, além de realizar varreduras constantes. Mas, acima de tudo, deve-se ter um cuidado extra com qualquer link ou arquivo recebido.

Via: Engadget

Segurança Hackers Smartwatch ransomware ataque
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você