NuConta

Como receber a restituição do Imposto de Renda pelo Nubank

Luiz Nogueira, editado por Cesar Schaeffer 28/02/2020 12h25
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com a disponibilização da opção de recebimento de depósitos por DOC, a fintech permitiu que os usuários recebam as restituições

A declaração do Imposto de Renda 2020 poderá ser entregue a partir da próxima segunda-feira (2). Em junho de 2019, a NuConta, do Nubank, disponibilizou a opção de receber transferência via DOC. Com isso, é possível receber a restituição do imposto diretamente na conta digital do banco.


A restituição ocorre quando o governo detecta que o declarante pagou mais impostos do que o necessário ao longo do ano. O valor excedente é devolvido por meio de uma transferência realizada por DOC. Antes, a NuConta recebia apenas transferências realizadas na modalidade TED.

Para receber a restituição em uma conta há alguns requisitos. O primeiro deles, obviamente, é saber o número da conta. O outro está diretamente ligado a titularidade da conta, em que o CPF de cadastro do Nubank deve ser o mesmo da declaração de Imposto de Renda.

Vale lembrar que a declaração pode ser entregue até o dia 20 de abril, com o processo de restituição se iniciando em maio. Assim como nos anos anteriores, quanto antes o documento for enviado, mais rápido a restituição será feita. Normalmente ela ocorre em lotes, com a liberação de valores acontecendo ao fim de cada mês.

Cadastrando a NuConta para receber a restituição

Atendendo a todos os requisitos, o usuário deve, antes de tudo, preparar a declaração para envio. Este tutorial explica como baixar o programa e enviar o documento. Você pode acessá-lo AQUI. E para cadastrar a conta digital para receber o valor, basta seguir os seguintes passos:

  1. Após criar o documento, antes de enviá-lo, é necessário clicar no botão do lado esquerdo da tela e escolher a opção 'Resumo da declaração';
  2. Selecionando 'Cálculo do imposto', é possível ver se existem valores para serem restituídos. Caso existam, é necessário preencher as informações bancárias para receber a restituição;
  3. No campo que solicita o código do banco, a opção da NuConta é '260 – Nu Pagamentos S.A.'. Quando o código da agência foi solicitado, basta digitar '1';
  4. Na opção 'Conta para crédito' e 'DV', você deve digitar o número da conta e o dígito. Sendo os números da conta no campo principal e o dígito na opção 'DV'.
nubank FINTECHS banco digital conta digital imposto de renda
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você