Facebook passará a remover vídeos com 'deepfake' da rede social

A empresa divulgou que vai começar a excluir vídeos que apresentem conteúdo falso ou manipulado na plataforma

Luiz Nogueira, editado por Matheus Luque 07/01/2020 11h23
Facebook
A A A

A tecnologia do deepfake se tornou bastante popular há algum tempo. As redes sociais estão inundadas desse tipo de conteúdo que, muitas vezes, podem enganar os desavisados. Para combater o problema, o Facebook anunciou na manhã desta terça-feira (7) que irá remover vídeos que possuem alguma manipulação.

O objetivo dessa decisão é diminuir o impacto causado por conteúdos produzidos com o uso de inteligência artificial (IA). O receio de muitas empresas é que esse tipo de conteúdo pode ser decisivo quando envolve alguma situação delicada, como é o caso das eleições – vale lembrar que os Estados Unidos passam por sua 59ª eleição presidencial em 2020.

De acordo com o Facebook, alguns critérios foram estabelecidos para determinar quais conteúdos devem ser removidos da plataforma. Os vídeos serão excluídos nos seguintes casos: o conteúdo passou por uma edição com objetivo que vai além de melhorar clareza e qualidade ou se utilizou IA para mesclar, substituir ou sobrepor conteúdo a um vídeo.

Reprodução

A rede social ainda declarou que vídeos editados para melhorar sua qualidade, paródias ou sátiras não serão afetados. Para determinar os termos dessa remoção, a empresa ouviu mais de 50 especialistas de diferentes áreas.

Além da caça por conteúdo falso, todos os vídeos presentes na plataforma podem passar por checagem de fatos. Quando algum desses conteúdos é marcado como falso, ele tem seu alcance reduzido no feed de notícias.

O Facebook tem se esforçado no combate a esse tipo de conteúdo porque a rede social foi atingida diretamente pelo problema. Em 2019, um vídeo falso, criado com IA, mostrava Mark Zuckerberg, criador do Facebook, admitindo que roubava e controlava os dados das pessoas.

Via: O Estado de São Paulo

Facebook Inteligência Artificial rede social Deepfake
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você