Facebook vai pagar US$ 650 milhões para quitar processo sobre reconhecimento facial

Rede social violou uma lei de Illinois que exigia das companhias o 'consentimento explícito' dos usuários antes de coletar dados biométricos

Luiz Nogueira 24/07/2020 10h55
Foto: Reprodução - Facebook
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Em 2015, o Facebook foi processado nos Estados Unidos em uma ação coletiva que dizia que a empresa violava uma lei de privacidade de Illinois que exigia das companhias o "consentimento explícito" dos usuários antes de coletar dados biométricos.


O problema estava no recurso que sugeria marcação para fotos novas que eram carregadas para a plataforma. O sistema usava reconhecimento facial para digitalizar fotos e sugerir quem estava presente na captura – isso deixou de ser usado apenas no ano passado.

Agora, o Facebook vai pagar um total de US$ 650 milhões (R$ 3,4 bilhões em conversão direta) para encerrar a questão do processo. A rede social decidiu aumentar a oferta em US$ 100 milhões recentemente – o valor proposto anteriormente era de US$ 550 milhões – após um juiz recusar a oferta anterior, pois julgou que a empresa não seria "punida adequadamente", como relatado pelo site Fortune.

O novo acordo surge em um momento em que autoridades dos Estados Unidos pedem que o reconhecimento facial seja proibido em algumas frentes. Todo o valor disponibilizado pelo Facebook será distribuído entre os usuários da rede social que vivem em Illinois e "cujas fotos estão no site a partir de 2011". Cada pessoa pode receber até US$ 400.

O caso representa um dos maiores pagamentos por violações de privacidade até o momento, e se assemelha muito com outros acordos realizados anteriormente, como o da violação de dados da empresa Equifax, que foi obrigada a pagar multas que somavam quase US$ 700 milhões.

A nova oferta feita pelo Facebook deve ser aprovada ainda este ano, o que significa que os residentes de Illinois que se sentiram prejudicados pela ação da rede social devem receber a quantia prometida em 2021.

Ao serem questionados sobre a quantia, um porta-voz do Facebook declarou que estão "focados em resolver, pois é do interesse de nossa comunidade e de nossos acionistas superarem esse assunto".

Via: Fortune

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