Google lança Kartta Labs para reprodução de mapas históricos em 3D

Projeto seguirá modelo Google Maps, mas com linha do tempo e reconstrução de estruturas históricas; ainda não há data para o lançamento da aplicação

Leticia Riente, editado por Daniel Junqueira 16/09/2020 17h21
Google lança Kartta Labs para reprodução de mapas históricos em 3D
A A A

O Google anunciou, na terça-feira (15), o Kartta Labs, sistema de mapas 3D que permitirá que o usuário navegue por ruas de todo o mundo em outras épocas da história, podendo conhecer como eram cidades do planeta no passado. Para o desenvolvimento da ferramenta, o sistema está sendo construído por meio de código aberto e escalável, no qual usuários podem contribuir inserindo datas, fotos e até mapas.


No projeto, a gigante da tecnologia está utilizando as plataformas Google Cloud e Kubernetes. No entanto, a porta de entrada é o Warper, que permite o upload de imagens históricas de mapas e georretificá-los, bem como encontrar pontos de controle no mapa histórico que correspondem a um mapa base.

Usuário poderá "passear" por cidades antigas e conhecer como estes locais eram em outras épocas. Créditos: Google Open Source/Divulgação

Depois de o usuário carregar estes documentos, o sistema calcula uma estimativa de geolocalização no mapa, inclusive identificando informações textuais para complementar a ação. A seguir, é possível georreferenciar pixels no documento de forma manual. Estes pontos são distorcidos de modo a se alinharem com o mapa base. A partir daí, a ferramenta suporta dimensões de tempo e as integra com outros aplicativos do pacote Kartta, o que torna possível a navegação por uma espécie de linha do tempo.

Neste ponto, o usuário também consegue traçar características geográficas, como construções, edifícios ou estradas em formato vetorial. Todo este processo resulta em uma interface onde o internauta pode deslizar pelo mapa, selecionando o ano que quer visitar por meio do software. De acordo com a própria Google, um próximo módulo, chamado Modelos 3D, reconstruirá estruturas completas em formato 3D, sendo possível observar detalhes de prédios históricos, por exemplo.

Experiência completa

Ainda segundo a empresa do Vale do Silício, existem vários projetos em todo mundo para converter mapas históricos em arquivos digitais, mas o Kartta vai muito além deste objetivo inicial. Um servidor de mapa temporal mostrará comparações de como os locais selecionados pelo usuário mudaram no decorrer do tempo. Além disso, a plataforma de crowdsourcing é essencial para o carregamento de imagens e combiná-las com o mundo atual. Cabe ainda frisar que toda a dinâmica de trabalho para a criação do Kartta conta com a ajuda de IA, inclusive para reconstruir edifícios.

Sistema também remontará edifícios históricos com riqueza de detalhes. Créditos: Google Open Source/Divulgação

“Esperamos que o Kartta Labs atue como um nexo para uma comunidade ativa de desenvolvedores, entusiastas de mapas e usuários casuais que não apenas utilizam nossos conjuntos de dados históricos e código-fonte aberto, mas contribuem ativamente para ambos”, escreveu o engenheiro de software sênior do Google Research, Raimondas Kiveris, sobre o projeto.

O Google ressalta que a motivação é organizar os mapas históricos do mundo e torna-los acessíveis e úteis, já que eles podem ajudar a detectar tendências culturais e sociais. De qualquer forma, a empresa não apresentou datas reais, mas disse que a “implementação do pacote Kartta Labs é iminente”.

Fonte: Google Open Source/Venture Beat

Google 3D Geolocalização lançamento Mapa
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você