{ * RailGun *}

Huawei incentiva desenvolvedores de apps com taxas 0% na AppGallery

Criadores ficarão com grande parte da receita gerada nos aplicativos durante 24 meses iniciais

Nina Gattis, editado por Fabiana Rolfini 06/03/2020 15h26
Huawei Harmony OS
A A A

Desde que a Huawei foi obrigada a desenvolver seu próprio sistema operacional devido à briga comercial que se estabeleceu entre Estados Unidos e China, há um problema que pode demorar a ser resolvido: como substituir completamente a oferta da Play Store, plataforma de aplicativos do Google?


Construir um ecossistema para aplicativos não foi difícil - a AppGallery já está funcionando -, contudo, é necessário que desenvolvedores decidam produzir versões próprias para rodar no HarmonyOS, novo sistema operacional da Huawei.

Para incentivar esses desenvolvedores, a Huawei definiu que cobrará taxas bem baixas dos criadores que disponibilizarem seus aplicativos na AppGallery. Dividida em três principais categorias - Educação, Jogos e Outros -, a plataforma vai possibilitar que os desenvolvedores fiquem com grande parte da receita gerada nos aplicativos durante 24 meses iniciais.

Na categoria Educação, por exemplo, a Huawei não arrecadará nada da receita gerada no primeiro ano, passando para 10% no segundo ano e mantendo uma taxa de 20% sobre o valor a partir de então.

Confira:

Reprodução

De acordo com o portal Gizmochina, o incentivo só valerá para os desenvolvedores que se inscreverem antes do dia 30 de junho de 2020.

A proposta deve atrair muitos desenvolvedores de aplicativos menores, pagos ou que oferecem compras durante o uso. Alguns dos grandes, como Microsoft, Amazon, Snapchat e Reddit já aderiram à AppGallery, mas resta saber se outros populares, como Facebook, Twitter e Spotify, cederão.

Para efeito de comparação, o Google cobra uma taxa bem abrangente de 30% sobre a receita da maioria dos aplicativos. Com o incentivo da Huawei, pode ser que o Google reconsidere seu imposto, mas isso é pouco provável, afinal, depois de dois anos, a empresa chinesa voltará a cobrar uma taxa de 30% sobre a receita da maioria dos aplicativos disponíveis na AppGallery.

Google Android Huawei play store appgallery HarmonyOS
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você