iPad OS

iPadOS: conheça as novidades do sistema para iPad

Sofia Aureli, editado por Daniel Junqueira 24/09/2019 10h09
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Apple liberou o novo sistema operacional para iPad e promete uso simplificado do iOS

A Apple lançou nesta terça-feira (24) o novo iPadOS e ele já está disponível para os consumidores. Como anunciado na Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC) em junho deste ano, a Apple apresentou a nova plataforma desenvolvida especialmente para iPad. O novo sistema tem como objetivo oferecer um uso simplificado do iOS e ao mesmo tempo integrar melhor produtividade e desempenho. Confira abaixo as novidades oferecidas pelo iPadOS:


Múltiplos apps em Slide Over

Uma das maneiras mais simples de deixar um app pronto para uso é na função Slide Over, ao arrastar um aplicativo para as laterais da tela. A novidade agora é que você pode guardar vários aplicativos nesta função e alternar entre eles facilmente – uma navegação similar com a do iPhone. Além disso, você pode ajustar um aplicativo que esteja em Slide Over para visualizar em tela inteira ao arrastá-lo para o topo do display. 

-> Na festa dos iPhones, iPad de 7ª geração e iPadOS têm destaque

Sidecar

Agora é possível utilizar seu iPad como tela secundária para o MacOS Catalina, via wireless ou wired. O recurso será testado pelos consumidores apenas em outubro, data estipulada para o lançamento do sistema operacional, que por ora é só disponibilizado para desenvolvedores.

Suporte de mouse

Enquanto a Apple não anunciou o suporte de mouse para iPadOS, o desenvolvedor Steve Troughton-Smith confirmou que tanto o iPadOS quanto o Apple Magic Trackpag suportam a extensão através de qualquer entrada USB. A respeito do design do cursor ele imita o botão 'touch' da home. Logo, seu aspecto lembra mais um "dedo virtual” do que um cursor em si.

Nova tela inicial

As mudanças no iPadOS abrangem também a tela inicial, que por sua vez não irá mais oferecer um monte de informações e, agora, os widgets podem ser diretamente fixados na home. Isso significa que você pode acessar notícias, informações sobre o tempo, eventos e outras funcionalidades direto da home. Além disso, os apps estão organizados em uma grade mais apertada.

Múltiplas janelas de apps

Em questão de produtividade e usabilidade, esta talvez seja a novidade mais interessante. Afinal, o iPadOS passa a suportar duas janelas abertas com aplicativos abertos ao mesmo tempo, o que é útil para quem quer, por exemplo, ver duas guias do Safari simultaneamente.

Files melhorado

Cada vez mais, este app torna-se melhor e mais importante no dia-a-dia, sobretudo quando a questão é liberar espaço. Agora, o app suporta uma visualização em coluna, o que facilita na hora de organizar os aplicativos e escolher melhor a hierarquia. Outra novidade interessante é o suporte para dispositivos USB, ou seja, você pode importar arquivos diretamente para o iPad. Quando falamos de compartilhamento, o Files agora permite zipar e extrair arquivos e o iCloud Drive possibilitou a troca dos mesmos.

Apple Pencil

Usado por muitos artistas e designers, a experiência do uso no iPad tende a ficar melhor. Se até agora o uso do Apple Pencil funcionava com o baixo delay de 20 milissegundos mas, agora responde com apenas 9 milissegundos e pode tornar a experiência de escrever e desenhar mais natural. Além disso, o acessório ganhou uma nova paleta de ferramentas e pode funcionar para marcar páginas da web.

Edição de textos

O iPadOS possui novas ferramentas para editar textos e assim, em vez de ampliar o texto, você pode apenas pegar e arrastar o cursor para onde você quer. Outros recursos também integram o leque de novidades em produtividade, como novos comandos de copiar, colar, desfazer e refazer. O usuário pode, por exemplo, pinçar com três dedos o que deseja copiar e para colar, soltar os mesmos dedos fazendo o movimento inverso. Para desfazer e refazer, deve-se arrastar para a esquerda ou para a direita respectivamente.

Outras novidades do iOS 13

O iPadOS está com todas as características encontradas no iOS 13 também. Veja algumas mudanças da nova atualização e entenda como a nova atualização afeta o desempenho de seu aparelho:

  • Modo noturno para o sistema;
  • Melhor permissão de localização e habilidade de controlar permissões para Bluetooth e Wi-fi
  • HomeKit ganhou o HomeKit Secure Video, câmeras que podem ser controladas pelo HomeKit
  • Find My Friends e Find My Phone foram organizados em um só app – Find My
  • Novas atualizações na câmera e de edição de fotos
  • Maps ganhou uma Street View como atributo, chamado Look Around
  • CarPlay teve uma dashboard renovada para mostrar mapas e o Now Playing no mesmo display

Via: Digital Trends

Apple iPad iOS iOS 13 iPadOS
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você