Meteorito com supercondutividade é descoberto

Essa é mais uma descoberta que mostra que as rochas extraterrestres são mais do que apenas detritos espaciais

Guilherme Preta, editado por Cesar Schaeffer 24/03/2020 13h03
Cientistas encontram materiais supercondutores em meteoritos pela primeira vez

Recentemente, os cientistas encontraram meteoritos formados por materiais supercondutores pela primeira vez. Essa descoberta segue outras que mostram o quão especiais são as rochas espaciais: já foram encontradas proteínas extraterrestres e materiais mais antigos que o próprio sistema solar.

A supercondutividade é um conjunto de características que garantem uma condutividade elétrica perfeita, significando que toda a resistência do material desaparece. Este é um fenômeno extremamente raro em materiais naturais na Terra. Segundo os pesquisadores da Universidade de San Diego, a descoberta mostra que os elementos no espaço podem ser muito diferentes se comparados com o que acontece no planeta Terra.

Foram analisados fragmentos de 15 meteoritos diferentes, usando uma técnica chamada espectroscopia de microondas modulada por campo magnético. Em duas das amostras, a primeira do Mundrabilla, descoberto na Austrália em 1911, e a segunda do GRA 95205, encontrado na Antártica. Os resultados mostraram que os dois meteoritos possuem pequenas quantidades de grãos supercondutores extraterrestres.

Essa é uma descoberta importante não apenas por ser a primeira vez que acontecem em meteoritos. “Mesmo o mineral supercondutor mais simples, o chumbo, raramente é encontrado naturalmente em sua forma nativa e, até onde sabemos, não há relatos anteriores de amostras de chumbo naturais e supercondutoras”, concluíram os autores.

Energia meteoro energia elétrica meteorito material pré-sistema solar
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!