Pagamento instantâneo será obrigatório para bancos com mais de 500 mil contas

Sistema PIX vai funcionar 24 horas e promete agilizar transações entre instituições financeiras

Victor Pinheiro, editado por Cesar Schaeffer 19/02/2020 12h12
Salário e Dinheiro
A A A

O Banco Central determinou, nesta terça-feira (19), que bancos com mais de 500 mil contas serão obrigados a oferecer o sistema de pagamento instantâneo PIX aos seus clientes. A medida vale para contas correntes, contas-poupança e contas pré-pagas de instituições financeiras, incluindo fintechs.


O serviço vai funcionar 24 horas, durante 7 dias por semana, e terá sua base de dados administrada pelo próprio Banco Central.

O PIX representa uma solução para agilizar operações entre bancos. Atualmente, as alternativas mais simples correspondem a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito (DOC). Nenhum desses processos é instantâneo: enquanto os TEDs são processados no mesmo dia, a confirmação de um DOC pode demorar até um dia útil.

O sistema ainda vai servir para cidadãos quitarem impostos com o Governo Federal de maneira mais prática e eficiente, bem como deve introduzir no setor o método de pagamentos por meio de QR codes.

A expectativa do Banco Central é que o PIX esteja em funcionamento em bancos e fintechs a partir de 16 de novembro deste ano.

Fonte: EBC

Dinheiro Bancos FINTECHS banco central banco central do brasil
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você