Robô Olimpíadas 2020

Tóquio 2020: Saiba as funções de cada robô das Olimpíadas

Vinicius Szafran, editado por Daniel Junqueira 24/01/2020 17h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Recepção, comunicação, transmissão de imagens. Os robôs de Tóquio farão tudo isso - e muito mais

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio querem que os robôs façam parte do espetáculo. A Toyota fez uma parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para o Tokyo 2020 Robot Project, uma iniciativa para destacar a inovação tecnológica japonesa.


Nos jogos deste ano, veremos robôs fazendo várias coisas, desde recuperar dardos e pesos arremessados, até levar bebidas aos espectadores e ajudar pessoas com deficiência a chegarem às áreas acessíveis.

Reprodução

Alguns robôs, chamados de Field Support Robots (FSRs), ajudarão em eventos esportivos, enquanto outros serão apenas para entreter crianças. "Em Tóquio 2020, queremos capturar a imaginação dos espectadores, fornecendo robôs de apoio à medida que fazemos nossa parte para tornar os Jogos um sucesso", disse Nobuhiko Koga, diretor do Centro de Pesquisa Frontier da Toyota, em comunicado.

Veja o que é necessário saber sobre cada robô das Olímpiadas de Tóquio 2020.

Miraitowa e Someity: Os mascotes robôs

Esses dois robôs bonitinhos são, principalmente, para uma recepção do público, e não para trabalho extra. O comitê quer usar os robôs mascotes para ajudar a promover as Olimpíadas e receber atletas e visitantes - e essas máquinas sabem se expressar. O robô azul, Miraitowa, e o robô rosa, Someity, terão câmeras e tecnologia de reconhecimento facial que deixam seus olhos mostrarem emoções. Mas esses adoráveis robôs são implantados para entreter crianças nos Jogos. 

Reprodução

T-HR3: O robô humanoide

Alto e parecido com o Homem de Ferro, o T-HR3 pode "reproduzir movimentos" dos robôs mascotes para pessoas, em locais distantes das arenas, o que indica que ele será colocado em "locais remotos", dentro e fora de Tóquio. O T-HR3 tem uma tecnologia que "permite que eles conversem com mais de cinco atletas e outros", segundo o comunicado. Esses robôs estão prontos para o trabalho.

Reprodução

T-TR1: Robô de comunicação e localização remota

O robô de comunicação e localização remota faz exatamente o que seu nome indica. Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Toyota dos EUA, esta máquina possui uma câmera e uma tela quase de tamanho real para exibir imagens, dando às pessoas em casa a chance de sentirem uma experiência real do evento. "Com o T-TR1, a Toyota dará às pessoas fisicamente incapazes a oportunidade de participarem de eventos, como os Jogos, virtualmente, com uma presença na tela capaz de conversar entre os dois locais", diz o comunicado.

Reprodução

HSR e DSR: Robôs de suporte humano e entrega

Com o robô de apoio humano, o comitê espera destacar seu trabalho com os Jogos Paralímpicos, apresentando a tecnologia de acessibilidade. O HSR será um assistente que ajuda pessoas com necessidades especiais a "desfrutarem mais livremente da competição".

Já o DSR entrega comida e bebida aos espectadores que pedirem por um tablet específico. O comitê prevê que esses dois robôs ajudarão mais de mil participantes nas Olimpíadas e Paraolimpíadas.

Reprodução

FSR: Robô de suporte de campo

Esse é o robô que efetivamente se envolve com o esporte. O FSR aparecerá em eventos esportivos específicos, como lançamento de dardo e arremesso de peso, para ajudar a mover os equipamentos.

Reprodução

Via: TIME

Robótica Robôs Tóquio Tóquio2020 tóquio 2020 Japão olimpíadas tóquio olimpíadas 2020
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você