Uber é condenado a pagar multa de US$ 650 milhões nos EUA

Esse valor é referente ao valor dos impostos de direitos trabalhistas não pagos nos últimos quatro anos

Luiz Nogueira, editado por Liliane Nakagawa 15/11/2019 11h30
Foto: uberbra
A A A

O Uber será obrigado a pagar uma multa de US$ 650 milhões em impostos referentes a direitos trabalhistas, como seguro-desemprego e invalidez, relativos aos últimos quatro anos. O valor foi estipulado pelo departamento de trabalho do Estado de Nova Jersey, que também afirmou que os motoristas são funcionários do aplicativo, não parceiros, como o próprio Uber se refere.


De acordo com informações da agência de notícias Bloomberg, o comissário de trabalho Robert Asaro-Angelo, disse que a empresa classifica seus funcionários de forma errada, e que não há motivo para que os motoristas da plataforma não sejam tratados como uma equipe de trabalho comum com horários flexíveis.

Um porta-voz da Uber, em declaração à Bloomberg, divergiu da decisão. "Estamos contestando essa determinação preliminar, que é incorreta, porque os motoristas são parceiros independentes em Nova Jersey e em qualquer outro lugar", afirmou. 

A postura da empresa é bastante criticada por permitir que não se assuma responsabilidades trabalhistas, como o pagamento de salário mínimo. A Uber frequentemente se defende dessas críticas  alegando que tratar os motoristas como funcionários limitaria sua flexibilidade de fazer seus próprios horários.

No Brasil, o STF decidiu este ano que os motoristas da plataforma não têm qualquer vínculo trabalhista com a Uber.

Via: Estado de São Paulo

uber EUA aplicativo aplicativo de transporte
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você