Compartilhe com seus seguidores
A A A

Realidade estendida vai ganhar impulso com 5G

Liliane Nakagawa 06/12/2019 20h12

Novo processador anunciado pela Qualcomm apresenta o dobro de desempenho no poder de processamento gráfico e computacional; até quatro vezes mais largura de banda para vídeo e desempenho de inteligência artificial até 11 vezes superior

Um novo mundo! A realidade estendida abre as portas de um universo paralelo e cheio de descobertas incríveis. E com a iminente chegada do 5G a tecnologia finalmente deve ganhar sua devida proporção, com uma série de aplicações em diferentes setores; da educação à indústria. No terceiro dia do Snapdragon Tech Summit, o evento anual da Qualcomm realizado aqui na ilha de Maui, no Havaí, a empresa anunciou seu novo processador de realidade estendida, o XR2 que promete levar a experiência a um novo patamar de imersão e conectividade.

Reprodução

Comparado à última versão da plataforma, o Snapdragon XR2 apresenta o dobro de desempenho no poder de processamento gráfico e computacional; até quatro vezes mais largura de banda para vídeo e desempenho de inteligência artificial até 11 vezes superior.

O interessante, e que a gente teve a oportunidade de experimentar nas sessões de demonstrações da tecnologia por aqui, é que a nova plataforma pode ser usada tanto em headsets independentes, que possuem bateria e uma unidade de processamento própria, como em visualizadores bem mais leves, como esses óculos conectados a um smartphone para servir como unidade de processamento.

Reprodução

O novo chip de realidade estendida suporta telas com resolução de até 3K para cada olho e gravação de vídeo 360 em 8K com 60 quadros por segundo. Até sete câmeras podem ser usadas para captar imagens do mundo real e rastrear movimentos da cabeça, olhos e até os lábios do usuário. Na prática, realmente, é uma experiência completamente diferente do que os óculos de realidade virtual ou aumentada proporcionam atualmente.

 

O Snapdragon XR2 é a primeira plataforma de realidade estendida com suporte ao 5G, o que torna possível oferecer tanto experiências que exigem baixa latência quanto as que demandam alta velocidade de comunicação. Um exemplo de uso demonstrado por aqui é a telepresença virtual: diversas pessoas podem se encontrar em um ambiente que combina o mundo real e objetos virtuais (como imagens, vídeos e modelos 3D). A sensação é a de estar cercado por hologramas.

Reprodução

Treinamento de profissionais é outra possibilidade: um mecânico, por exemplo, poderia ver um modelo 3D de um motor ou informações técnicas sobrepostas à imagem do mundo real, guiando o trabalho. Ou então poderia emprestar seus “olhos” para um técnico remoto para ajudar no serviço.

Se a gente levar em conta que recentemente rumores dão conta de que a Apple pretende lançar seus óculos de realidade virtual agora, em 2020, e de que algum tempo atrás Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook, disse que o futuro dos smartphones estava com os dias contados e que, no futuro, as pessoas não usariam mais telefone e sim outro dispositivo “vestível" para estarem conectadas, agora parece que a Qualcomm deu mais um sinal do que podemos esperar…

Processadores 3D 5G snapdragon 865 2019 Qualcomm Snapdragon Tech Summit Snapdragon XR2
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você