Observadores do céu foram brindados com um show de auroras que se revelou sobre a Austrália do Sul e a Tasmânia na madrugada de sábado (20). 

Fenômeno óptico que ocorre em latitudes extremas do globo terrestre, a aurora (boreal, quando formada no norte, e austral, quando é formada no sul) é frequentemente visível a olho nu nos céus noturnos. 

publicidade

Quando atingida por jatos de plasma ejetados por explosões no Sol, a magnetosfera da Terra desvia a maioria das partículas presentes no material, embora algumas consigam penetrar na atmosfera ao seguir as linhas magnéticas, especialmente nas regiões polares. Ao fazer isso, as partículas reagem com moléculas ali presentes, produzindo as auroras.

Apesar de geralmente apresentarem uma cor esverdeada leitosa, essas luzes também podem exibir tons de vermelho, azul, violeta e rosa. 

publicidade

Leia mais:

Cores padrão das auroras:

publicidade
  • Verde: excitação de átomos de oxigênio na atmosfera por partículas de alta energia;
  • Vermelho: excitação de átomos de oxigênio na atmosfera por partículas de baixa energia em altitudes mais elevadas;
  • Azul e roxo: excitação de átomos de nitrogênio na atmosfera por partículas de alta energia;
  • Rosa: excitação de átomos de oxigênio na atmosfera por partículas de baixa energia em altitudes mais elevadas.

Veja imagens da aurora austral compartilhadas nas redes sociais

O Gabinete de Meteorologia da Austrália emitiu um aviso de alerta de aurora “devido às condições de vento solar favoráveis” na madrugada de sábado. “Na Austrália, as auroras são mais comumente observadas na Tasmânia e no sul de Victoria. Durante eventos maiores, houve avistamentos mais ao norte, em Nova Gales do Sul ou na Austrália do Sul”, disse a agência ao ABC News.

Na Tasmânia, avistamentos das luzes do sul foram relatados em todo o estado, com muitos registros sendo compartilhados online.

publicidade
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jules Witek (@jules.witek)

“Uma das auroras mais brilhantes que já vi em um bom tempo esta manhã de sábado, 20 abril 2024, entre 5h e 5h45”, diz o fotógrafo Jules Witek em uma publicação no Instagram. “Cores magníficas e feixes facilmente vistos a olho nu, e eu estava espumando de emoção”.

Confira abaixo mais registros do evento: