Com a censura aos meios de comunicação sendo um problema em diversos países, a emissora britânica BBC lançou um site de notícias disponível na dark web. O novo endereço é um espelho de seu site de notícias internacional, feito para burlar os bloqueios sobre conteúdos críticos para a administração de algumas nações. O endereço pode ser acessado pelo navegador Tor.

Ao se acessar a internet usando o Tor, a localização e identidade do usuário permanecem obscuros, debaixo de várias camadas de criptografia. O browser é capaz de acessar sites comuns de forma mais anônima, assim como adentrar sites ocultos que possuem o sufixo ‘.onion’. Geralmente associado a atividades ilegais, o Tor também é utilizado por jornalistas, ativistas e pessoas comuns que buscam escapar da censura de seus governos.

publicidade

Para acessar a versão alternativa do site de notícias da BBC, os usuários do Tor podem visitar o endereço bbcnewsv2vjtpsuy.onion. No entanto, ele não funciona em navegadores comuns, mas dá acesso à edição internacional do website da BBC News.

De acordo com a emissora, o conteúdo disponível na dark web inclui serviços de idiomas estrangeiros, tais como BBC Russo, BBC Arábico e BBC Persa. Contudo, não consta com o acesso ao serviço de streaming iPlayer da BBC.

publicidade

No anúncio, a organização citou nominalmente China, Irã e Vietnã como países nos quais o conteúdo da BBC News foi bloqueado. Além disso, o comunicado diz que promover uma forma para audiências acessarem seu conteúdo até mesmo em locais onde há restrição está “de acordo com a missão da BBC World Service de fornecer notícias confiáveis em todo o mundo.” 

O que é Tor?

publicidade

Tor é uma forma de acessar a internet que necessita de um software específico, o navegador Tor. A sigla se refere a ‘The Onion Router’ pois, assim como a cebola, o serviço conta com várias camadas criptografadas. Criado inicialmente pelo Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos, o software continua recebendo fundos do governo americano.

Para esconder nomes e localização dos usuários, o sistema conta com uma série de ‘nós’, que são servidores e computadores de voluntários, para enviar as informações por uma grande rede. A cada nó, é acrescentada mais criptografia. No entanto, a facilidade em ocultar sua navegação permite o uso do Tor para atividades criminosas.

publicidade

Via: Engadget