Elon Musk é um dos empresários mais bem-sucedidos de todos os tempos, não há como negar. Entretanto, ao lado de todo o seu legado, há as polêmicas em que ele se envolve constantemente.

Twitter, sua rede social favorita, é o refúgio em que ele publica opiniões como se fossem piadas – embora não o sejam. E há, ainda, ações de Musk em outras áreas. É disso que este capítulo da retrospectiva trata: neste último episódio da série, mostramos um pouco da vida pessoal do empresário durante a década, as polêmicas em que esteve envolvido e seus projetos pessoais.

publicidade

Hyperloop

O Hyperloop foi revelado em 2012, mas mais detalhes vieram apenas um ano depois. O empreendimento é um meio de transporte futurista que pretende fazer viagens a 1.300Km/h entre São Francisco e Los Angeles.

Reprodução

publicidade

Entretanto, Musk não assumiu esse projeto sozinho. O empresário pediu ajuda a startups para desenvolvê-lo – como a Hyperloop Transportation Technologies e a Hyperloop One, que encararam a tarefa. Além disso, a própria SpaceX participa de etapas da contrução.

Inteligência artificial

Embora muitos especialistas em inteligência artificial (IA) acreditem que o sistema será limitado no futuro, Musk imagina que uma IA que odeia humanos pode surgir. Por esse motivo, ele se envolveu diretamente no projeto OpenAI, que quer criar um sistema de IA amigável.

publicidade

Reprodução

Fundado no fim de 2015 por Sam Altman e Musk, o projeto, sem fins lucrativos, arrecadou cerca de US$ 1 bilhão para iniciar as pesquisas. Em 2018, Musk deixou a fundação alegando que poderia haver conflitos entre tentativas de fabricar carros autônomos da Tesla e o trabalho da OpenAI – mas reforçou que continuaria sendo um doador.

publicidade

Thud

Em março de 2018, Musk anunciou o investimento de US$ 2 bilhões na empresa de sátiras Thud. Após aplicar o dinheiro, o empresário disse que o grupo de comediantes deveria descobrir uma estratégia para monetizar o que produzisse, já que nenhum outro investimento seria feito.

O grupo trabalhou em alguns projetos que trouxeram reconhecimento, como o DNA Friend, mas isso não foi suficiente. A Thud foi fechada em maio do mesmo ano.

Declarações no Twitter

Musk adora compartilhar o que está pensando – por mais infame que seja – no Twitter. Após uma série de posts sobre o mergulhador Vernon Unsworth, que ajudou a resgatar um treinador e um time de futebol de uma caverna na Tailândia, o empresário foi processado. Nos tuítes, ele chamava o mergulhador de pedófilo.

Os insultos começaram após Unsworth declarar à CNN que, ao enviar um submarino para o resgate dos jovens, Musk estava usando um “truque de relações públicas” com “nenhuma chance de funcionar” e que ele poderia “enfiar o submarino onde dói”. Isso motivou os ataques na rede social.

Musk se desculpou e apagou os tuítes, mas Unsworth não achou suficiente e se sentiu difamado. No julgamento do processo, que levou uma semana, em Los Angeles, os dois expuseram seus pontos de vista. Musk levou a melhor e venceu. Naquele fim de semana, ele comemorou a vitória andando pelas ruas de Los Angeles em uma picape Cybertruck na companhia da namorada.

Papel de influenciador

Além de bilionário, Musk é um verdadeiro influenciador. Todos os seus posts em redes sociais – nocivos ou não – chamam bastante a atenção. E ele sabe muito bem como usar isso a seu favor. Em 2010, quando os influenciadores digitais se tornaram um novo tipo de celebridade, Musk conseguiu se adaptar a isso. Como a maioria dos influenciadores, ele parece gostar de espetáculo.

O empresário usa as mídias sociais como forma de vender sua imagem e a de suas empresas. Essa estratégia é especialmente importante para a Tesla, que não se envolve em anúncios pagos, mas é uma das marcas de carro mais importantes do YouTube. Mesmo com foco em promoção, algumas atitudes de Musk são espontâneas. Publicações que citam o desenho Rick e Morty, por exemplo, fizeram que o bilionário se aproximasse dos fãs.

Por mais que esteja sempre envolvido em polêmicas, Musk é uma das mentes mais visionárias de todos os tempos. Ainda não há como prever quais serão seus próximos passos, mas a julgar pela década que passou, pode-se dizer que a humanidade está prestes a presenciar grandes feitos em diversas áreas.

Este é o último episódio da série especial sobre a década de Elon Musk e suas contribuições para a ciência e a tecnologia. Os outros capítulos tratam da SpaceX, da Tesla e de outras empresas do empresário, a Neuralink e a Boring Company. Confira!