Mesmo com testes sendo realizados por empresas no país, a conexão 5G não deve chegar ao Brasil por enquanto. De acordo a uma previsão de Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a quinta geração de banda larga móvel só deve chegar por aqui no fim de 2021 ou começo de 2022.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo e UOL, o assunto foi debatido pelo ministro. Ao ser questionado sobre a chegada do 5G ao Brasil, o ministro não deu nenhuma data específica, mas disse apenas que ele deve ser lançado até o início de 2022. Recentemente, Pontes declarou que o Brasil não aceitaria a pressão dos EUA para limitar a participação da chinesa Huawei no leilão do 5G.

Atualmente, a maior dificuldade enfrentada pelos órgãos responsáveis é uma possível interferência na frequência de 3,5 GHz – que será usada para transmissão do 5G. Hoje, essa faixa é utilizada para transmissão de sinal de TV aberta para antenas parabólicas.

-> Os desafios do 5G: como a tecnologia precisa evoluir para alcançar seu potencial
-> 5G: Entenda o que é e como ele pode mudar o mundo

publicidade

Por essa e outras razões, o leilão do espectro 5G, anteriormente marcado para março deste ano, deve ocorrer no segundo semestre, com possibilidade de ser realizado apenas em 2021. O adiamento foi uma forma encontrada para tentar pensar em estratégias para resolução dos problemas operacionais enfrentados.

Durante a entrevista, Pontes foi questionado sobre a possibilidade de implementação da tecnologia e a posterior resolução de questões técnicas. O ministro respondeu que prefere o adiamento do leilão para garantir que as empresas envolvidas não enfrentem problemas de segurança jurídica.

Via: Folha de São Paulo