Na tarde desta quinta-feria (5), o Ministério da Saúde confirmou oito casos do novo coronavírus no Brasil. Os últimos números foram anunciados em uma coletiva de imprensa. Além dos oito casos confirmados (um ainda não contabilizado na tabela por ter sido registrado depois do meio-dia), o número de casos suspeitos subiu para 636. Até o momento, 378 casos foram descartados.

Do total dos casos confirmados, cinco deles foram anunciados nesta quinta-feira. Por isso, o balanço confirmado é de seis casos em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Vale lembrar que um dos casos – o da jovem de 13 anos que viajou para a Itália – é o primeiro assintomático da doença, ou seja, a paciente infectada não apresenta os sintomas comuns da Covid-19 – febre, coriza, tosse e dor de cabeça. 

No estado do Rio de Janeiro, a paciente é uma mulher de 27 anos que viajou para Itália e Alemanha entre os dias 9 e 23 de fevereiro. Ela foi atendida no Brasil no dia 2 de março e apresentava febre, tosse e coriza.

Dois dos novos infectados identificados em São Paulo tiveram contato direto com o paciente do primeiro caso confirmado no país. Ou seja, este é o primeiro registro de transmissão direta do vírus no Brasil – de pessoa para pessoa.

publicidade

Em uma tabela, divulgada pelo Ministério da Saúde, confirma os casos suspeitos em cada um dos estados brasileiros. Foi informado que o caso do Espírito Santo ainda não foi colocado na tabela, pois é muito recente. 

Reprodução