O Microsoft Edge, navegador baseado no Chromium, foi lançado na segunda metade de janeiro, mas, mesmo com sua vida ainda curta, já é possível dizer que é um projeto de sucesso. Segundo uma pesquisa da Bleeping Computer, o Edge se tornou o segundo navegador para computadores mais usado no mundo. Em março, o software atingiu 7,6% de participação no mercado, superando o Mozilla Firefox, com 7,2%. A liderança ainda pertence ao Chrome, com impressionantes 68,5%.

Algumas medidas podem ter impulsionado esse crescimento tão rápido. A primeira é o status de navegador padrão para máquinas com Windows, assim como toda a influência da Microsoft nos seus usuários. Porém, não se pode descartar que a nova versão tenha eliminado muitas das reclamações sobre seu antecessor, como compatibilidade, velocidade e variedade de extensões.

Reprodução

Outro ponto a se levar em consideração é a consolidada presença do próprio Chromium. Com o sistema desenvolvido pelo Google ganhando cada vez mais espaço, os criadores de conteúdo podem se ver mais inclinados a produzir sites realmente independentes do navegador, se concentrando apenas no software, em vez de se focar especificamente no Chrome. Essa decisão poderia prejudicar não apenas os concorrentes Mozilla e Apple, com o Safari, mas também os próprios usuários desses navegadores.

publicidade

Apenas o tempo vai mostrar se o Edge vai conseguir ameaçar a liderança do seu rival do Google, de qualquer forma, os resultados de março mostram que o novo navegador da Microsoft não terá a fama de servir apenas para instalar o seu buscador preferido, assim como seus antecessores.

Via: Engadget