Segundo Ming-chi Kuo, analista de mercado especializado em acompanhar a Apple, a empresa planeja introduzir uma lente periscópio na linha de 2022 dos iPhones. Ainda foi dito que a empresa Semco, companhia sul-coreana responsável pelo fornecimento dos motores de foco automático dos aparelhos deste ano, está alinhada para fornecer parte das novas lentes.

As câmeras periscópio são uma maneira de permitir maiores distâncias focais (e consequentemente, maior “zoom”) em dispositivos finos como smartphones. As lentes são dispostas dentro do aparelho horizontalmente, de forma perpendicular ao sensor, em vez de diretamente sobre ele como em uma lente zoom comum. Prismas e espelhos são usados para redirecionar a luz em 90º, fazendo ela atravessar as lentes antes de atingir o sensor.

publicidade

Nos últimos anos, a técnica foi amplamente utilizada por empresas chinesas, como Oppo e Huawei, que lançaram dispositivo com ‘zooms’ potentes. Este ano, a Samsung entrou na briga ao implementar o recurso no Galaxy S20 Ultra, que tem zoom óptico de 10x.

Reprodução

publicidade

Exemplo de zoom óptico de 10x. Imagens feitas com a lente periscópio do Huawei P30 Pro.

Em 2016, o iPhone 7 Plus foi o primeiro aparelho de uma grande empresa a adicionar uma lente telefoto secundária, que a companhia usou para fornecer informações detalhadas para que fotos em modo retrato pudessem ser tiradas.

publicidade

Se a Apple pretende adotar a tecnologia, provavelmente fornecerá alcance de 5x ou mais. Atualmente o P40 Pro Plus, da Huawei, é o aparelho que possui maior alcance óptico, com uma lente periscópio que fornece alcance de até 10x.

iPhone 12

Para a próxima linha de iPhones, segundo Ming-chi Kuo, a empresa adicionará matrizes de lentes “sofisticadas”.

publicidade

Em uma nota de pesquisa obtida pelo site MacRumors, Kuo informa que a nova fornecedora de lentes premium para as câmeras da Apple será a Largan, empresa sediada em Taiwan. Os novos componentes chegariam ainda este mês, embora a Apple tenha recebido as peças um pouco mais cedo em outros anos.

As informações mais recentes de Kuo também não especificam que tipo de lente será usada no iPhone 12. Entretanto, em uma nota anterior, ele afirmou que o modelo de 6,7 polegadas apresentará diversas melhorias na câmera traseira, incluindo sensores maiores para captar mais luz e melhorar a qualidade das imagens.

Via: The Verge