No domingo (2), Elon Musk, CEO da SpaceX, deu as boas-vindas aos primeiros astronautas da Nasa a voar a bordo da cápsula Crew Dragon. Doug Hurley e Bob Behnken retornaram à Terra após dois meses em órbita.

Após voltarem ao planeta, eles voaram até Houston, onde encontraram Musk junto de Jim Bridenstine, administrador da Nasa. Lá, eles conversaram e puderam compartilhar como foi a experiência da viagem, além de falarem sobre os próximos planos da empresa.

publicidade

As missões envolvendo a cápsula Crew Dragon fazem parte do Commercial Crew Program (Programa de Tripulações Comerciais), cujo objetivo é facilitar os lançamentos espaciais por meio de uma parceria entre a Nasa e companhias privadas.

“Eu acho que isso representa uma nova era para os voos espaciais. Vamos para a lua, construiremos uma base, enviaremos pessoas para Marte. Achamos que este dia anuncia uma nova era de exploração espacial”, declara Musk.

publicidade

Reprodução

Momento do pouso da cápsula trazendo os astronautas. Foto: SpaceX

publicidade

Voos do tipo são sempre arriscados, particularmente quando é um teste, já que esse é a primeira decolagem tripulada da Crew Dragon. A Nasa define a missão, intitulada Demo-2, como “o primeiro voo em órbita de astronautas norte-americanos em foguetes norte-americanos a partir de solo americano desde o final da era do ônibus espacial, em 2011”.

“Eu acho que toda minha adrenalina se esgotou hoje. Tipo, graças a Deus. Não sou muito religioso, mas rezei por eles”, confessa o CEO da SpaceX. Ele ainda comentou sobre o período em que o mundo se encontra, e em como esse voo é um grande passo para a humanidade.

publicidade

“Acho que isso é algo que o mundo inteiro pode ter algum prazer e pode realmente considerar como uma conquista da humanidade. São tempos difíceis, quando não há tantas boas notícias. Acho que essa é daquelas coisas universalmente boas, não importa onde você esteja no planeta Terra. É uma coisa boa e espero que ilumine o seu dia”, finaliza.

Souvenirs a bordo

Além de Bob e Dough, a Crew Dragon trouxe 150 kg de carga, incluindo amostras de experimentos biológicos realizados a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Retornaram também três souvenirs, dois deles adoráveis: “Earthie”, um planeta Terra de pelúcia que voou a bordo do primeiro teste não tripulado de uma Crew Dragon, em 2019, e o dinossauro de pelúcia “Tremor”, escolhido pelos filhos dos astronautas como “indicador de gravidade zero” durante a decolagem da Demo-2.

O terceiro item é uma bandeira dos EUA que voou ao espaço na primeira missão de um ônibus espacial, a STS-1 em 1981, e foi deixada a bordo da ISS pela última tripulação de um ônibus espacial, na missão STS-135, em julho de 2011.

O objetivo era que ela servisse como “prêmio” para a primeira empresa norte-americana a levar astronautas para a ISS a bordo de uma espaçonave norte-americana lançada a partir de solo norte-americano. Curiosamente, Doug Hurley foi o piloto da STS-135.

O que vem agora?

O retorno seguro da Demo-2 era o último requisito para a Nasa certificar oficialmente a Crew Dragon para missões tripuladas, abrindo caminho para voos comerciais de rotina no programa Commercial Crew Services (CCS) e eliminando a dependência dos EUA dos veículos espaciais soviéticos.

A SpaceX já se prepara para suas duas próximas missões tripuladas. A Crew-1 deve decolar em setembro, levando quatro astronautas: os norte-americanos Michael S. Hopkins, Victor J. Glover e Shannon Walker, e o japonês Soichi Noguchi. A Crew-2 deve decolar em 2021, também com quatro astronautas a bordo. São eles os norte-americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur, o japonês Akihiko Hoshide e o francês Tomas Pesquet.

A Boeing, que também participa do programa CCS, não teve sucesso no primeiro teste de sua cápsula Starliner em dezembro passado, e ainda não tem uma data prevista para sua primeira missão tripulada.

Via: Space